scorecardresearch ghost pixel



Come rápido demais? Desacelere: mastigar de qualquer jeito fará ISSO com você

Entenda a importância da mastigação para garantir uma digestão mais apropriada e cuidar da saúde como um todo, reduzindo as chances de ganho de peso.



A mastigação é uma etapa muito importante para garantir a qualidade de todo o processo de digestão. Apesar disso, algumas pessoas comem mais rápido do que o ideal. Essa forma rápida de fazer todas as refeições pode colocar a saúde em risco e até aumentar o peso, tendo a obesidade como uma das consequências. Entenda a relação.

Leia mais: O PODER do café na saúde do coração: ele reduz até o risco de AVC

Comer muito rápido deixa a saúde e bem-estar em uma situação muito delicada. Vários fatores estão envolvidos no processo, embora não pareça. No fim das contas, os gulosos podem se dar mal! O fato é que este momento de mastigação exige muita atenção, ainda mais quando o sujeito tem uma dessas rotinas sempre tão puxadas.

Entenda a importância da mastigação

Cada vez mais as pessoas estão tendo dias cheios, então se esquecem da importância que é manter uma alimentação correta e sem muita pressa. A mastigação correta garante que o processo de digestão seja o mais adequado possível para as próximas etapas feitas dentro do organismo. Engolir os alimentos sem mastigar direito pode provocar problemas gastrointestinais e até aumentar os riscos de engasgo. Tenha atenção a isso!

Alguns casos são tão sérios que as pessoas podem morrer em consequência dos engasgos por não mastigarem os alimentos o suficiente. Quando alguém se alimenta rápido demais, todo o processo de digestão sai prejudicado.

A comida não se decompõe em partículas, tornando tudo muito mais lento do que deveria ser. Isso pode prejudicar a absorção de nutrientes e levar até mesmo às deficiências nutricionais com o passar do tempo.

Sem contar os problemas digestivos que podem irritar a garganta e comprometer o esmalte dentário. Outra consequência é o ganho de peso, já que o cérebro demora a entender que você não precisa comer mais para ficar saciado. Sendo assim, quando uma pessoa come rápido demais, a mente não consegue assimilar a informação e deixa no corpo a sensação de que ainda está com fome.

Isso leva o sujeito a acabar comendo muito mais do que o necessário. Por isso, a dica é usar pratos menores e fazer pausas entre as mordidas, além de definir um tempo para cada refeição. Algo em torno de 20 minutos.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário