scorecardresearch ghost pixel



Consignado do Auxílio Brasil está de volta com novas regras

Modalidade estava suspensa desde janeiro para uma reavaliação. Agora, há previsão de limite de comprometimento, parcelas e de redução dos juros.



O empréstimo consignado para quem recebe Auxílio Brasil estava suspenso há quase um mês. Agora, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social publicou as novas regras para a modalidade voltar à ativa. A divulgação do documento ocorreu nesta quinta-feira, 9. Dê uma olhada nos detalhes.

Leia mais: Entidade ALERTA para o risco do crédito consignado: Selic está alta

Na prática, a mudança mantém a possibilidade de crédito, contudo as determinações preveem um menor comprometimento da renda, menos parcelas e juros mais baixos.

Novas regras

A portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU) traz novas regras que valem para os grupos que contratarem o empréstimo consignado a partir desta quinta-feira, 9.

Está fixo em 5% o limite para desconto no benefício pago às famílias beneficiárias do Auxílio Brasil ou mesmo de ouros programas federais. A diferença é que esse comprometimento poderia ser de até 40% da renda antes.

Além disso, o número de prestações não pode ser maior do que seis parcelas. O cenário anterior previa, por exemplo, até 24 parcelas. Por fim, a taxa de juros não pode ser superior a 2,5%. Antes, essa porcentagem chegava a 3,5%.

Veja a portaria completa:

624753977-Portaria-Mds-Nº-858-De-8-de-Fevereiro-de-2023-Portaria-Mds-Nº-858-De-8-de-Fevereiro-de-2023-Dou-Imprensa-Nacional




Voltar ao topo

Deixe um comentário