scorecardresearch ghost pixel



Financiamento: veja o que fazer se você atrasar a prestação da casa própria

A prestação da casa própria é um dos motivos de inadimplência de muitos brasileiros. Veja o que fazer para evitar problemas com o financiamento do imóvel.



O financiamento imobiliário chegou a R$ 255 bilhões em 2021. Com um crescimento de 46%, esse foi um recorde histórico. Contudo a alta da taxa Selic nesse ano de 2022 provocou uma desaceleração no crédito. Além disso, muita gente – que já tem financiamento de imóvel – está com dificuldades para pagar a prestação da casa própria.

Leia mais: FGTS poderá ser usado para pagar parcelas em atraso

A situação está ainda mais delicada diante do desemprego que assolou o país. Muitos trabalhadores que assumiram financiamentos a longo prazo não estão conseguido arcar com compromisso todos os meses. Se esse pode ser o seu caso, veja o que fazer para evitar problemas com o financiamento da casa própria.

Prestação da casa própria em atraso

Um levantamento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) mostra que entre os brasileiros com dívidas, cerca de 8,3% pagam o financiamento imobiliário.

Muita gente sequer imaginou, antes mesmo da pandemia, o cenário econômico que iria se formar no país. O fato é que, para muitos, está difícil dar conta da prestação da casa própria e de todos os aumentos que estão sendo provocados pela inflação.

A principal preocupação é que o atraso nas parcelas coloque a conquista em risco, já que o imóvel pode ser tomado pelo banco, em caso de falta de pagamento das prestações.

Por isso, para evitar que o pior aconteça, a orientação é procurar o quanto antes a instituição financeira responsável pelo financiamento. A tentativa é rever os prazos, formas de pagamento e, quem sabe assim, até buscar uma carência nas prestações.

Isso é perfeitamente possível, desde que os valores não pagos sejam incluídos nas demais prestações, mas ainda é uma estratégia que requer cautela, afinal de contas, as demais parcelas só vão ficar mais caras.

Alguns clientes também tentam a portabilidade da dívida, que nada mais é do que transferir o financiamento para outro banco; entretanto, fique atento com isso. É importante conferir os juros da outra instituição, que será de acordo com o atual cenário, antes de dar esse passo.




Voltar ao topo

Deixe um comentário