À medida em que a internet avança, criminosos começam a “renovar” as maneiras de dar golpes e prejudicar as pessoas. Agora, a nova tentativa utiliza um site falso da Americanas, conforme informado pela empresa de cibersegurança ESET.
Leia mais: Cuidado: golpe ‘ganhe dinheiro assistindo Netflix’; não para de fazer vítimas
De acordo com a ESET, o site falso da Americanas é praticamente idêntico ao oficial. Há vários detalhes pensados milimetricamente para que as pessoas pensem que, de fato, estão em um ambiente seguro.
O que mostra que o site é falso?
A primeira coisa que se nota no site é a URL, que é diferente da oficial. Este, inclusive, é um ponto em que poucas pessoas prestam atenção quando entram em qualquer endereço eletrônico – e você deveria começar a fazer mais isso!
No entanto, a diferença mais gritante está no momento de concluir a compra e efetuar o pagamento.
Quem escolhe a modalidade de pagamento com Pix, vê que quem recebe o dinheiro é uma empresa chamada “Via Varejo Eletrônicos LTDA”. Apesar de ter um nome que pode parecer “sério”, é uma empresa fajuta.
Além disso, a verdadeira responsável pela Americanas (e também por Casas Bahia, Submarino, Ponto Frio e outras) é a B2W.
Cartão de crédito
O problema maior está em quem escolhe pagar com cartão de crédito. Depois de colocar todos os dados, um aviso de “compra bloqueada” aparece no final da operação.
Com isso, a pessoa tende a digitar o número de outro cartão de crédito ou reforças as informações dadas. Desta forma, os golpistas conseguem roubar mais dados e informações bancárias.
Como me proteger do golpe do site da Americanas e outros?
Há algumas maneiras simples para se proteger de golpes como o do site falso da Americanas. Atente-se a elas:
- Em primeiro lugar, sempre verifique a URL do site;
- Uma vez que você entrou no site, certifique-se de que todas as abas funcionam. Isso porque, muitas vezes, os golpistas clonam apenas a home, e nunca todo o site;
- Desconfie de descontos bons demais ou produtos muito baratinhos (por exemplo, um PlayStation que normalmente é R$ 6 mil anunciado por R$ 2 mil);
- Perceba quantas formas de pagamento são oferecidas. Sites oficiais geralmente têm várias, enquanto os falsos têm uma ou duas;
- Cuidado com e-mails ou mensagens de promoções. Sempre verifique se são verdadeiras em canais oficiais;
- Por fim, se você usa dispositivos Android ou Windows, esteja sempre munido de um bom antivírus.