O Carnaval chegou e o brasileiro que aproveita a folga para festejar na rua só quer saber de uma coisa antes de sair de casa: a previsão do tempo. Neste dia de folia, também é importante conferir o que abre e fecha para evitar frustração.
Leia mais: ‘Que rua é essa, papai’: Ivete Sangalo vai te guiar no trânsito durante Carnaval
A data interrompe o calendário de pagamento do Bolsa Família e também os repasses de benefícios previdenciários, que retornam só na próxima quarta-feira, 22. Ainda sobre a folia, o rodízio de veículos está suspenso na capital paulista.
Confira mais informações sobre os assuntos em destaque nesta segunda-feira, 20.
O que abre e fecha no Carnaval
O Carnaval não é considerado um feriado nacional na maior parte do país, mas afeta bastante o horário de funcionamento dos serviços essenciais. Se você quer evitar sair de casa e dar de cara com a porta, veja o que não vai funcionar durante a folia:
- Bancos: funcionamento suspenso segunda e terça-feira, com retorno do atendimento ao público às 12h de quarta-feira, ou antes desse horário nas agências que fecham antes das 15h.
- Correios: agências fechadas segunda e terça-feira.
- Bares e restaurantes: a tendência é que abram durante os dias de festa, especialmente em regiões turísticas, mas o proprietário tem autonomia para decidir.
- Bolsa de Valores: não haverá negociações na segunda e na terça-feira.
- Comércio: cada comerciante tem autonomia para definir o horário de funcionamento e se vai ou não abrir sua loja.
- INSS: atendimento suspenso na segunda e na terça, com retorno às 14h de quarta-feira.
- Lotéricas: cada unidade tem autonomia para decidir se abre ou fecha.
Pausa no calendário
Os pagamentos de benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), como aposentadorias e pensões, serão interrompidos nesta segunda-feira e na próxima terça. Por conta do Carnaval, os repasses do Bolsa Família também ficarão pausados.
O último depósito do Bolsa Família e do Auxílio Gás ocorreu na sexta-feira passada, 17, e o próximo está previsto para a Quarta-feira de Cinzas. O programa atende cerca de 21,9 milhões de famílias de baixa renda de todo o país.
Já o INSS pausou os repasses até quarta-feira e só volta a depositar um novo lote na próxima quinta, 23. Os segurados de aposentadorias, pensões e auxílios recebem os valores na ordem do final do seu número de benefício, sem considerar o dígito.
Previsão do tempo
A previsão do tempo para o Carnaval é de chuva em boa parte do país, especialmente para hoje e amanhã. Na região Norte, a chance é de chuvas rápidas e passageiras na noite desta segunda.
Já no Nordeste, as capitais terão muito calor e chuva rápida, exceto entre a costa do Ceará e do Maranhão, onde ela pode cair com mais força. No Centro-Oeste, a previsão é de água generalizada em todas as capitais.
A região Sudeste terá chuva passageira e irregular, mas há chance de temporais em São Paulo. No Sul, não deve chover em nenhum dos dias de Carnaval em Porto Alegre, mas Florianópolis e Curitiba terão precipitações.
Rodízio de veículos suspenso
O rodízio de veículos está suspenso na cidade de São Paulo entre esta segunda-feira e a próxima quarta-feira. Já as restrições de trânsito impostas a caminhões e ônibus fretados serão suspensas apenas na terça-feira.
O processo de rodízio de veículos vai das 7h às 10h e das 17h e 20h, e funciona com base no final da placa do carro. Veja:
- Segunda-feira: não circula quem tem placa de final 1 ou 2;
- Terça-feira: não circula quem tem placa de final 3 ou 4;
- Quarta-feira: não circula quem tem placa de final 5 ou 6;
- Quinta-feira: não circula quem tem placa de final 7 ou 8;
- Sexta-feira: não circula quem tem placa de final 9 ou 0.
A liberação das faixas exclusivas de ônibus começa na terça-feira e vai até às 4h de quarta. Já a montagem da ciclofaixa de lazer está suspensa até o próximo domingo, com volta prevista para o primeiro fim de semana de março.