scorecardresearch ghost pixel



Detran cria novo portal que permite emitir CNH online; veja como funciona

Novo portal do Detran permite a emissão da via da CNH de forma online. É mais praticidade para os motoristas. Aprenda a acessar o documento.



Cada vez mais a emissão de importantes documentos tem sido aceita no meio digital e segue facilitado a rotina de milhares de brasileiros. Agora, o novo portal do Departamento de Trânsito (Detran) permite a emissão de uma via da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de forma totalmente online. Aprenda o passo a passo.

Leia mais: Motoristas não vão mais precisar de CNH? Projeto quer mudar regras da Carteira

É a segunda via do documento que passa a ter o acesso facilitado. Ela é essencial para que os condutores comprovem o seu direito de dirigir. Com a novidade, eles podem acessar o portal para solicitá-la sem sair de casa.

CNH online

Antes da mudança, quem precisava da segunda via da habilitação tinha que procurar um posto de atendimento para realizar os procedimentos presenciais. Agora, com a CNH online, o motorista terá que se deslocar apenas para pegar o documento quando ele estiver pronto. Fácil, hein?

Mas é preciso ter atenção! A CNH online só está disponível para os motoristas que não precisam alterar nenhuma informação no documento. Caso haja alguma mudança prevista, o procedimento remoto não é uma opção.

Ninguém tem autorização para mudar os dados de cadastro no portal do Detran, visto que esta é uma medida de segurança para evitar erros por parte dos motoristas, afinal de contas, eles podem realizar uma tentativa de alterar a foto do documento. Isso não é possível, especialmente de forma online.

Quem precisar alterar qualquer informação precisará passar pelo atendimento presencial, para só então ter acesso à segunda via. Outro detalhe é que, por enquanto, a CNH online está disponível somente no estado do Rio de Janeiro.

A intenção, segundo o Detran, é deixar o atendimento mais rápido e melhorar a qualidade do serviço prestado aos cidadãos, evitando filas e a necessidade de deslocamento para colocar as mãos no documento.

Ele pode ser solicitado em casos de furto, dano na CNH anterior, roubo ou extravio. Ela também precisa ter sido emitida pelo estado do Rio de Janeiro e deve estar dentro do prazo de validade.

Para acessar o documento, basta entrar no portal do Detran do Rio de Janeiro e ir na aba de “habilitação”. Feito isso, basta clicar em “segunda via da CNH” e seguir as orientações até confirmar o pedido.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário