Você pode achar que a quantidade de vezes que uma roupa pode ser lavada é algo puramente pessoal. Isso quer dizer que muitos acreditam que lavar roupas é algo que está ligado à criação ou aos hábitos diários, mas a questão vai além disso. Sendo assim, separamos algumas informações que podem ser úteis para esclarecer esse tipo de dúvida.
Veja também: Como eliminar as manchas de água sanitária das roupas? Descubra aqui
Frequência de lavar roupas se torna debate nas redes sociais
Em janeiro, uma usuária do TikTok contou que usa o mesmo pijama várias vezes da semana sem colocar na máquina de lavar roupas. Por conta do vídeo, muitas pessoas entraram em debate para tentar entender qual seria a frequência ideal de lavar as peças que usamos no dia a dia.
No vídeo, a garota disse que desde a infância utiliza o mesmo pijama vários dias seguidos, a não ser que estejam sujos. Por isso, manteve seu hábito anos depois. Ela comenta o seguinte no vídeo: “eu preciso saber se, tipo, como adultos nós continuamos fazendo isso ou se eu deveria literalmente recolher as roupas sujas todas as noites?”.
Especialistas dizem que tudo depende de vários fatores. A frequência certa para lavar roupas leva em conta vários pontos, como o estilo de vida, o tipo de roupa e o estado em que ela se encontra.
Como identificar o momento certo de pôr para lavar?
Na dúvida, coloque as peças na máquina de lavar roupas sempre depois do uso. Isso se aplica para as roupas íntimas e aquelas que são utilizadas para a prática esportiva. Meias e peças justas também entram nessa lista.
Se houver manchas, suor, cheiro ruim e sujeiras que estão visíveis, também é hora de lavar as roupas sem pensar duas vezes.
Contudo, você pode colocar algumas roupas para lavar depois de alguns dias, como casacos e itens que foram usados apenas por curtos períodos dentro de casa. Ainda assim, sempre cheque o estado geral das peças.