scorecardresearch ghost pixel



É verdade que beber refrigerante com limão aumenta os riscos de câncer?

Tomar aquele refrigerante com laranja ou limão é uma delícia, mas será que essa mistura pode fazer mal? Tire essa dúvida antes do próximo gole.



As pessoas colocam laranja ou limão no refrigerante por várias razões, adicionar mais sabor, decorar ou copo e até mesmo reduzir o efeito gasoso. O aspecto cítrico desses ingredientes pode complementar o adocicado da bebida, equilibrando a mistura. No entanto, muitas pessoas vêm comentando nas redes sociais que essa associação aumenta os riscos de desenvolver câncer. 

Veja também: Esse é o maior PROBLEMA que nunca te contaram sobre o refrigerante zero

Primeiro de tudo: limão no refrigerante não causa câncer 

Nos últimos dias, voltou à tona um boato que se originou a partir de uma interpretação equivocada de um estudo publicado pela Fiocruz, que associava ácidos e conservantes para a obtenção de compostos perigosos. Sendo assim, os internautas começaram a compartilhar postagens afirmando que beber refrigerante com limão ou laranja poderia ser perigoso, mas não é. 

Entenda como se forma o benzeno nas bebidas industrializadas

Primeiramente, a substância tóxica a que o texto se referia era o benzeno, resultado do ácido cítrico com o benzoato de sódio, usado como conservante em inúmeras bebidas gaseificadas. Porém, o composto apenas se forma em determinadas condições controladas, na presença de altas temperaturas e a indústria de bebidas está sujeita a fiscalizações rigorosas. 

Os principais conservantes usados no Brasil 

Em alguns países, esse tipo de contaminação é ainda mais difícil de acontecer, porque os aditivos usados para aumentar a validade dos produtos são o ácido fosfórico e o próprio ácido cítrico, sem benzoatos. No entanto, é recomendado que fabricantes, comerciantes e consumidores armazenem as garrafas e latinhas em lugares devidamente refrigerados. 

O monitoramento em relação à contaminação por benzeno 

O benzeno é um composto orgânico altamente tóxico e cancerígeno, e a presença dele em alimentos e bebidas é regulada por agências de saúde e segurança alimentar em todo o mundo. Por isso, é importante que as empresas de alimentos e bebidas monitorem regularmente seus produtos para garantir que eles estejam em conformidade com os limites regulatórios.

Diante dessas informações, você pode continuar bebendo refrigerante com limão e laranja sem problemas, dado que não há riscos da formação do benzeno em condições ambientais seguras e sob a regulação da produção.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário