Em muitos estados brasileiros, está encerrado o prazo para pagamento do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) 2023 em cota única. Em outros locais, ainda é possível quitar o tributo à vista, mas sem garantir descontos.
Leia mais: Receita Federal fecha fábrica de cigarros e gera prejuízo de R$ 50 milhões
Se você esqueceu de pagar a primeira parcela em São Paulo ou no Rio de Janeiro, veja quais são suas opções para não ficar inadimplente.
Ainda posso pagar em cota única?
Em São Paulo, o proprietário pode pagar o IPVA em cota única sem desconto em fevereiro, observando o final de placa do veículo. A chance de quitar a cobrança de uma só vez é a última do ano e começa no dia 11 para automóveis, camionetas, caminhonetes, ônibus, micro-ônibus e motos.
Já no Rio de Janeiro, o pagamento em atraso segue disponível, inclusive em cota única, mas sem desconto.
É possível parcelar?
Motoristas que perderam o prazo para quitar a primeira parcela não podem mais parcelar o valor. No Rio, o IPVA 2023 ainda pode ser dividido em até três vezes.
E se eu não pagar?
Em ambos os estados, a multa por atraso é de 0,33% por dia mais os juros de mora, com base na Selic. Após 60 dias, a cobrança é fixada em 20% do valor do tributo.
Deixar de pagar o IPVA impede o licenciamento, o que pode gerar multa, sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e apreensão do veículo.
Como pagar o IPVA?
Moradores de São Paulo podem efetuar o pagamento do imposto nas agências bancárias, terminais de autoatendimento e internet banking, além de casas lotéricas e sites de empresas credenciadas à Secretaria da Fazenda. No Rio, a guia pode ser emitida no portal da Sefaz ou no site do banco Bradesco.