Este é já o maior golpe do Pix em 2023: saiba qual é para se proteger

O maior golpe do Pix tem feito muitas vítimas no Brasil neste início de ano. É um crime quase perfeito, mas você pode aprender a se proteger.



O Pix, sistema de pagamento instantâneo, foi lançado em novembro de 2020 pelo Banco Central. Por meio dele, os brasileiros conseguem fazem diversos serviços financeiros, como transferências e pagamentos de um jeito simples e prático. Apesar disso, o Pix está cada dia mais na mira dos criminosos. Veja o maior golpe do Pix em 2023.

Leia mais: É possível cancelar uma transferência via PIX? Saiba como evitar prejuízos

Mesmo com todas as vantagens, muitos golpes são praticados por meio do sistema de pagamentos. É importante que os brasileiros tenham conhecimento da forma como os criminosos agem para conseguir se proteger e evitar prejuízos ao cair em fraudes.

Maior golpe do Pix em 2023

O Pix conseguiu garantir a inclusão financeira, já que qualquer pessoa com uma chave de acesso consegue receber e enviar dinheiro, sem depender de uma conta em banco.

Os criminosos aproveitaram a grandiosidade do Pix para praticar inúmeros golpes, alguns mais conhecidos e outros que chegam como novidade para os brasileiros em 2023.

Entre os golpes, o boleto falso é um dos mais comuns. Os golpistas criam um falso documento com QR Code. Quando a vítima faz o pagamento do falso boleto, o dinheiro vai para a conta dos fraudadores.

Em 2023, o maior golpe do Pix tem relação com os comprovantes de transferências ou pagamentos que nunca foram feitos. É um tipo de crime aplicado geralmente no comércio. O comerciante pensa que a transação foi feita, por conta do comprovante apresentado, mas o dinheiro nunca cai na conta.

Os criminosos usam recursos capazes de criar falsos comprovantes, muito parecidos com aqueles que são emitidos pelos bancos. Por exemplo, ao pedir uma comida por meio de aplicativo, como o WhatsApp, os criminosos enviam tais comprovantes falsos com todos os dados do comércio, mas tudo não passa de enganação.

O comprovante idêntico ao dos bancos é o motivo de tamanha confusão. Por isso, para se proteger, confira sempre as informações no comprovante e confirme o saldo que está na sua conta. Se o dinheiro não cair em poucos minutos, pode desconfiar!

Foto: rafapress/Shutterstock




Voltar ao topo

Deixe um comentário