scorecardresearch ghost pixel



Festa que virou enterro: Twitter vai pagar influenciadores, mas há condição

Twitter vai finalmente começar a pagar os influenciadores que geram engajamento, mas com condição imposta pela rede social tida como revoltante.



Na última sexta-feira, 3 de janeiro, Elon Musk fez um anúncio que muitos usuários da rede do passarinho azul aguardavam há anos. De acordo com o empresário, o Twitter vai finalmente começar a pagar os influenciadores que geram engajamento com seus microblogs. Entretanto, a festa virou um enterro com uma condição imposta pela empresa.

Leia mais: Verificado com desconto? Twitter faz promoção de selo de verificação azul

Como o Twitter pagará os influenciadores?

Conforme o próprio Elon Musk, influenciadores receberão uma fatia da receita do Twitter com anúncios. Os usuários mais ativos da rede social do passarinho azul já devem ter percebido que publicidade passou a aparecer dentre as respostas de um tópico. É o valor destes anúncios que cairá na conta dos influenciadores.

O esquema é similar ao do YouTube, que dá parte do lucro dos anúncios que aparecem no início dos vídeos aos criadores de conteúdo.

Até aí, tudo bem. É algo que influenciadores do Twitter sempre brigaram para ter. Entretanto, a condição que Elon Musk impôs para que os creators estejam aptos a receber pelos anúncios criou revolta.

Para receber o dinheiro…

Os influenciadores devem estar inscritos no Twitter Blue. Este tipo de conta na rede social dá direito ao tão desejado selinho azul de verificação e a outras funcionalidades do microblog. A mensalidade sai por US$ 8 dólares.

Esta necessidade de ter que pagar para receber a monetização causou estranheza. Afinal, o YouTube não exige tal requisito de nenhum dos criadores de conteúdo – sejam eles grandes ou pequenos.

Além disso, vale lembrar que a assinatura do Twitter Blue causou uma baita dor de cabeça para a rede social. À medida em que qualquer um poderia ser “verificado”, contas fake de empresas e celebridades começaram a se passar pelos verdadeiros, levando a graves consequências.

É o caso da farmacêutica Lilly. Uma conta fake, porém “verificada”, anunciou que a empresa deixaria de cobrar pela insulina que vende. Mesmo a informação sendo falsa, fez com que as ações da companhia despencassem do dia para a noite.

Fase de testes

Muita coisa ainda está por vir. Elon Musk não deu detalhes de como a rede social vai lidar com esta novidade. Também não foram discutidos formas de pagamento, porcentagem compartilhada com os criadores de conteúdo, nem número de visualizações necessárias para monetizar.




Voltar ao topo

Deixe um comentário