scorecardresearch ghost pixel



Fila passa de 500 mil: Governo prepara mutirão para regularizar fila de perícia médica do INSS

No momento, há mais de 500 mil pedidos pendentes. Ação começa por três estados do Nordeste; Veja.



Um dos maiores gargalos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é a fila da perícia médica. Hoje, há mais de 500 mil pedidos aguardando análise. Por isso, o governo federal anunciou que prepara um mutirão para diminuir a espera média para 45 dias. As informações são de Carlos Lupi (PDT), ministro da Previdência Social.

Leia mais: INSS garante auxílio para brasileiros com doenças psicológicas; veja como

Hoje, a espera atravanca a concessão de benefícios do INSS que precisam de perícia médica para sua liberação. “Essa hoje é a minha maior fila. São mais de 500 mil que estão aguardando uma perícia.

Esse mutirão começa em março e é para diminuir parte da fila”, disse Carlos Lupi na sexta-feira, 17, em São Paulo. A afirmação ocorreu durante evento na sede da União Geral dos Trabalhadores (UGT).

Início dos mutirões pelo Nordeste

As ações para regularizar o tempo de espera por perícia médica devem começar ainda no mês de março. A expectativa é que seja pela região Nordeste. Isso porque, hoje os três estados com maiores filas de benefícios que dependem de perícia médica estão localizados na região. Em suma, os mutirões começam pelos estados da Bahia, Ceará e Pernambuco.

Por fim, o objetivo do governo federal é diminuir o tempo média de espera por perícia médica. Nesse sentido, a meta é atingir espera máxima de 45 dias até o mês de dezembro deste ano.

“Quero enquadrar [a fila] até dezembro para ficar 45 dias como prazo máximo de fila. Até 40 dias nem é considerado fila, mas eu quero que até dezembro não tenha ninguém fora do prazo máximo”, finalizou o ministro da Previdência Social.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário