Muitas pessoas compram uma air fryer com a intenção de ter alimentos mais saudáveis em sua casa. Isso acontece porque a fritadeira elétrica a ar não utiliza óleo para fazer as frituras crocantes e sequinhas. No entanto, será que esse tipo de preparo consegue ser menos prejudicial ou mais saudável que os alimentos cozidos?
Veja também: Confira 7 dicas SECRETAS para fazer sua air fryer durar por muitos anos
Sobre o tema, o nutricionista Thiago Monteiro, em seu perfil @nutrifofo, explicou que mesmo na air fryer os alimentos podem ser mais calóricos do que quando cozidos. De acordo com o especialista, se você cozinhar 100 gramas de um alimento, ele terá menos calorias do que os mesmos 100 gramas preparados na air fryer.
Por que o alimento feito na air fryer não é menos calórico?
De um modo objetivo, o que acontece é que dentro da air fryer os alimentos desidratam, ou seja, perdem bastante água e ficam mais leves. Sendo assim, será preciso colocar mais alimento para ter o mesmo peso que você desejava.
Lembre-se de que água não possui calorias, mas ajuda a proporcionar sensação de saciedade, o que limita o apetite na refeição. Na prática, segundo o nutricionista, comer 100 gramas de batatas cozidas é menos calórico do que ingerir 100 gramas de batatas fritas na air fryer, porque a quantidade de alimento será maior, inevitavelmente.
Inclusive, sobre as batatas, o nutricionista disse que se a pessoa for comer o alimento feito na air fryer, deverá ingerir metade da quantidade que comeria se estivesse cozido. Inclusive, em seu consultório ele diz que prescreve a quantidade de alimentos prontos, já cozidos que o paciente deve comer.
E o óleo?
As vantagens da air fryer se concentram em não utilizar óleo vegetal ou outro tipo de gordura para o preparo, além de oferecer rapidez na cozinha. No entanto, muitos alimentos perdem a maior parte dos nutrientes por conta da alta temperatura (acima dos 200°C).
Por isso, se o objetivo for perder peso e ficar mais saudável, pense bem antes de adotar medidas práticas e fáceis demais.