Nos últimos dias, muito tem se falado sobre os chatbots. Apesar de sua popularidade ser cada vez mais atraente para os usuários com diferentes intenções, ela é uma medida semelhante referente à automatização das mensagens no mundo todo.
Veja também: Vilão ou mocinho: por que a chegada do ChatGPT ameaça tantas profissões?
O chatbot possui muitos recursos e pode ser feita uma interação tendo como base o sistema de dados e informações de uma Inteligência Artificial, fazendo com que uma conversa seja simulada. Já as mensagens automatizadas, essas não sendo baseadas em Inteligência Artificial, são uma medida adotada pelas empresas para ganhar tempo.
Tais funções de automatização são cada vez mais interessantes na interação com os clientes. Vejamos algumas das vantagens:
1. Mensagens automatizadas para atendimento
Ao entrar em contato com o suporte por meio de um mensageiro como o WhatsApp, é natural que o setor queira saber mais do seu problema. Por meio deste chatbot, algumas perguntas são feitas para que a pessoa especializada naquele problema seja direcionada. Ele pode ser feito 24horas por dia e já agendar um horário para que um funcionário real seja responsável pelo atendimento.
2. Verificar contas
Várias plataformas possuem um sistema de segurança que quer certificar-se de que quem está entrando na conta, é realmente o dono. O mesmo acontece no processo de registro. Algumas mensagens são enviadas pelo SMS e outras pelo WhatsApp. Nele, talvez sejam feitas algumas perguntas para garantir de que é aquele usuário mesmo. Além disso, ele fica disponível 24 horas por dia para que o processo ocorra.
3. Lembrete de pagamentos
Assim como também é enviado no e-mail, dias antes de ter que pagar algo na sua empresa é enviada uma notificação, que o cliente deve realizar o pagamento antes do vencimento de sua assinatura ou serviço. Alguns deles chegam até mesmo a deixar disponível algum link de pagamento nestas mensagens.
4. Redução no tempo de espera
Com maior quantidade de informações, mais fácil será a resolução do problema. Ninguém gosta de ficar esperando por demasiado tempo quando deseja ser atendido o mais rápido possível. Assim, ao ter um chatbot com várias respostas projetadas, se reduz a demanda de tempo dos colaboradores.