scorecardresearch ghost pixel



Vilão ou mocinho: por que a chegada do ChatGPT ameaça tantas profissões?

Capaz de evoluir continuamente, o ChatGPT apresenta dominar certas funções que ameaçam profissões. Veja se elas correm o risco de desaperecem.



O ChatGPT ou OpenAI’s Generative Pretrained Transformer, é um modelo de linguagem avançado que tem sido utilizado em uma ampla variedade de aplicações, incluindo chatbots, sistemas de assistência virtual e geração de texto. Com o tempo, o sistema tem ganhado cada vez mais destaque e pode substituir algumas profissões operacionais no futuro, devido à alta performance e aperfeiçoamento constante na medida em que reúne usuários.  

Veja também: Não tem o ChatGPT? Outras 5 opções podem dar conta do recado

Como o CHATGPT funciona? 

O ChatGPT foi programado a partir de um banco de dados que reúne informações disponíveis na internet. Portanto, ao receber um comando, seus códigos são responsáveis por identificar padrões de respostas. A linguagem, por exemplo, vem sendo adaptada, com o objetivo de que o bot se expresse como se fosse um ser humano, descrevendo fatos e interagindo naturalmente. 

Utilidades da nova Inteligência Artificial 

Entre as principais utilidades da nova IA estão a análise de sentimentos, chatbot, desenvolvimento de perguntas e respostas, checklists e letras de música. O Open AI, laboratório responsável pela criação, confere à inovação a personalidade de um consultor, dotado de inúmeras informações e insights criativos, resultando em poemas originais personalizados. 

E quanto aos produtores de conteúdo? 

Pensando nas diversas possibilidades mencionadas acima, o chat pode reduzir a necessidade de profissionais que realizam tarefas repetitivas no computador, como preencher formulários e atualizar planilhas. No entanto, produtores de conteúdo podem ficar mais tranquilos, pois o algoritmo precisa se aperfeiçoar e ainda que gere textos, estes não deixam de passar por reformulações manuais. 

As bases do machine learning 

O mecanismo do ChatGPT é capaz de aprender e evoluir continuamente, o que significa que ele pode se tornar ainda mais preciso e eficiente ao longo do tempo. Isso é possível graças à sua capacidade de ser atualizado com novos dados de treinamento e de adaptar sua estrutura e algoritmos para se ajustar às necessidades específicas de cada aplicação, auxiliando quem depende de uma grande quantidade de fontes confiáveis. 




Voltar ao topo

Deixe um comentário