A CNN Brasil está cumprindo uma das metas anunciadas no ano passado e pode se tornar uma “pedra no sapato” da Globo a longo prazo, caso seu plano dê certo. Segundo o TV Pop, a emissora de notícias está entrando no mercado de TV aberta nesta sexta-feira (24). Continue lendo para entender se a Globo está ameaçada e como.
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As especulações sobre a CNN Brasil na TV aberta começaram em dezembro de 2022, quando o presidente da emissora, João Camargo, declarou que entraria na TV aberta e no rádio em 2023, provavelmente até o início do segundo semestre.
A emissora já tem sua audiência cativa na TV por assinatura e em plataformas de streaming como YouTube e Amazon Prime Video. Ela estreiou em março de 2020 no mercado nacional, com altas expectativas, por conta da imponência da CNN americana e um time de peso.
Muitos dos jornalistas iniciais da CNN Brasil, inclusive, foram grandes nomes da TV Globo, como Monalisa Perrone, Evaristo Costa, Mariana Palma e Phelipe Siani.
Em 2022, contudo, a empresa passou por uma série de demissões em massa e precisou se reestruturar. A movimentação para a TV aberta tem sido vista como mais um passo nesse caminho de reestruturação e ampliação de público.
Afinal, estaria a Globo ameaçada pela chegada da CNN Brasil na TV aberta?
Por enquanto, a emissora novata rivaliza diretamente com outras emissoras presentes na TV aberta com estratégia parecida: a Record News e a Jovem Pan News.
Por conta da reestruturação, a CNN Brasil desistiu da ideia de arrendamento de alguma concessão já existente e partiu para uma opção mais econômica e que abre maior chance de negociação: a entrada na TV aberta via antena parabólica digital.
Com isso, o TV Pop informa que já a partir desta sexta-feira (24), a emissora começa a ter seu sinal transmitido na banda KU do satélite StarOne D2, na frequência 11740.
A entrada é vista como um primeiro passo para que a emissora consiga formar uma rede de retransmissoras pelo país, negociando contratos de afiliação com emissoras regionais independentes. Além disso, ela seguirá disponível em um satélite de fácil acesso para quem já usa a tecnologia, conseguindo aumentar sua capilaridade pelo país para além de quem já utiliza a TV por assinatura ou serviços de streaming.
Outra semelhança com as rivais é que ela deve ter dois sinais ativos: um para as operadoras de TV por assinatura, incluindo também os conteúdos da CNN americana e propagandas mais nobres e outra para a TV aberta, somente com produções brasileiras e anunciantes mais populares.
Na TV por assinatura, os executivos e funcionários comemoraram, no dia 14 de fevereiro, a vice-liderança de ibope entre cos noticiosos da TV por assinatura e afirmaram a meta audaciosa de superar a GloboNews até dezembro.
Nesse ponto, sim, a emissora pode ser uma pedra de sapato a curto prazo para a Globo. Caso consiga boa capilaridade pelo país com sua estratégia de TV aberta, ela também pode dar trabalho para a rival e atual líder de mercado.