Gosta de UNO? Você pode ter jogado errado durante a vida toda e nunca soube

Veja como uma história familiar fez com que um jogo de cartas se tornasse em uma das franquias mais populares do mundo.



O UNO, um dos mais populares jogos de cartas de todos os tempos, possui uma  história inusitada envolvendo familiares e desentendimentos. Ele teria sido criado depois de uma grande briga entre um pai e o seu filho. Essa briga teria acontecido em 1971, em Reading, nos Estados Unidos.

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Fica a questão: se até mesmo os criadores brigavam jogando, então será que está liberado brigar durante um jogo de UNO? Vejamos mais detalhes do que aconteceu depois.

Qual o desenrolar da criação do UNO?  

Na época, Merle Robbins, um barbeiro, criticava as regras de um jogo de cartas chamado “Oito Maluco”, comum entre ele e o seu filho.  O seu filho, Ray, gostaria que as regras fossem mantidas, enquanto Marle criticava o modelo. Então, Merle, insatisfeito com a situação, resolveu criar o que hoje conhecemos como o UNO com o seu próprio baralho. 

A verdade é que muitos gostaram da mudança e começaram a praticar o jogo de Merle. Na época, muito se dizia que a família teria economizado dinheiro para produzir vários baralhos e começar a vender na barbearia do pai.  

Então, as primeiras versões do jogo de cartas começaram a ser distribuídas em 1971 nos Estados Unidos. Depois, foram comprados os direitos autorais do UNO e virasse o fenômeno que conhecemos hoje. 

Um dos jogos de cartas mais populares de todos os tempos

Em todo o mundo, o UNO é o jogo de cartas mais vendido com um pouco mais de 50 anos, ou seja, desde que foi lançado, vem se tornando um fenômeno. Hoje em dia, o UNO atrai milhões de pessoas e possui várias temáticas diferentes, podendo ser jogado tanto digitalmente quanto pessoalmente. 

Confira as regras do jogo:

  • Há um baralho de 108 cartas, numeradas de 0 a 9 em quatro cores diferentes, cartas “Bloqueio”, cartas “Mais 2”, cartas “Inversão” e cartas “Coringa”.
  • Cada jogador começa com sete cartas e o objetivo é se livrar de todas.
  • O jogador que começa é escolhido pela carta mais alta embaralhada do baralho. O primeiro jogador deve jogar uma carta que combine com a carta na pilha de descarte por número, cor ou ação. Se um jogador não puder jogar uma carta válida, ele deve pegar uma carta do baralho.
  • As cartas “Bloqueio” e “Mais 2” permitem bloquear o próximo jogador ou forçar o próximo jogador a pescar duas cartas.
  • A carta “Inversão” permite mudar a direção do jogo.
  • A carta “Coringa” pode ser jogada a qualquer momento e permite ao jogador escolher a cor a ser jogada.
  • Quando um jogador tiver apenas uma carta, ele deve dizer “UNO”. Se um jogador esquecer de dizer “UNO” e for pego antes que o próximo comece sua jogada, ele deve pescar duas cartas.
  • O primeiro jogador a se livrar de todas as cartas vence a rodada e recebe pontos pelo número de cartas restantes na mão dos outros.
  • O jogo termina quando um jogador alcança um número predeterminado de pontos.




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