O UNO, um dos mais populares jogos de cartas de todos os tempos, possui uma história inusitada envolvendo familiares e desentendimentos. Ele teria sido criado depois de uma grande briga entre um pai e o seu filho. Essa briga teria acontecido em 1971, em Reading, nos Estados Unidos.
Veja também: Jogo do intruso: tem um crocodilo se passando por camaleão neste desafio
Fica a questão: se até mesmo os criadores brigavam jogando, então será que está liberado brigar durante um jogo de UNO? Vejamos mais detalhes do que aconteceu depois.
Qual o desenrolar da criação do UNO?
Na época, Merle Robbins, um barbeiro, criticava as regras de um jogo de cartas chamado “Oito Maluco”, comum entre ele e o seu filho. O seu filho, Ray, gostaria que as regras fossem mantidas, enquanto Marle criticava o modelo. Então, Merle, insatisfeito com a situação, resolveu criar o que hoje conhecemos como o UNO com o seu próprio baralho.
A verdade é que muitos gostaram da mudança e começaram a praticar o jogo de Merle. Na época, muito se dizia que a família teria economizado dinheiro para produzir vários baralhos e começar a vender na barbearia do pai.
Então, as primeiras versões do jogo de cartas começaram a ser distribuídas em 1971 nos Estados Unidos. Depois, foram comprados os direitos autorais do UNO e virasse o fenômeno que conhecemos hoje.
Um dos jogos de cartas mais populares de todos os tempos
Em todo o mundo, o UNO é o jogo de cartas mais vendido com um pouco mais de 50 anos, ou seja, desde que foi lançado, vem se tornando um fenômeno. Hoje em dia, o UNO atrai milhões de pessoas e possui várias temáticas diferentes, podendo ser jogado tanto digitalmente quanto pessoalmente.
Confira as regras do jogo:
- Há um baralho de 108 cartas, numeradas de 0 a 9 em quatro cores diferentes, cartas “Bloqueio”, cartas “Mais 2”, cartas “Inversão” e cartas “Coringa”.
- Cada jogador começa com sete cartas e o objetivo é se livrar de todas.
- O jogador que começa é escolhido pela carta mais alta embaralhada do baralho. O primeiro jogador deve jogar uma carta que combine com a carta na pilha de descarte por número, cor ou ação. Se um jogador não puder jogar uma carta válida, ele deve pegar uma carta do baralho.
- As cartas “Bloqueio” e “Mais 2” permitem bloquear o próximo jogador ou forçar o próximo jogador a pescar duas cartas.
- A carta “Inversão” permite mudar a direção do jogo.
- A carta “Coringa” pode ser jogada a qualquer momento e permite ao jogador escolher a cor a ser jogada.
- Quando um jogador tiver apenas uma carta, ele deve dizer “UNO”. Se um jogador esquecer de dizer “UNO” e for pego antes que o próximo comece sua jogada, ele deve pescar duas cartas.
- O primeiro jogador a se livrar de todas as cartas vence a rodada e recebe pontos pelo número de cartas restantes na mão dos outros.
- O jogo termina quando um jogador alcança um número predeterminado de pontos.