O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, anunciou na última segunda-feira (6) a previsão de lançamento, em março, de um cartão que unifica benefícios sociais e vantagens para aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).
Leia também: INSS paga benefícios a novo grupo de aposentados e pensionistas nesta sexta-feira
Chamado, até o momento, de Cartão do Beneficiário o documento irá concentrar tanto direitos já existentes, mas que hoje são unificados, como passagens gratuitas de ônibus e metrô, quanto novos benefícios que virão, como descontos em passagens aéreas e farmácias.
“É um cartão que vai ter QR Code, vai estar disponível para os 37,5 milhões de beneficiários da previdência em todo o Brasil. O Beneficiário vai poder pegar metrô do Rio, São Paulo, Ceará. Ou andar de ônibus. Em vez de cada local tirar uma autorização, esse cartão vai ter uma validade nacional”, explicou o ministro.
Quem terá direito ao cartão que unifica benefícios?
O cartão é diferente do Cartão Cidadão. Enquanto este trazia benefícios sociais e trabalhistas, o Cartão do Beneficiário deve unificar benefícios e vantagens que atualmente são administrados por prefeituras, estados e empresas.
Assim, ao invés de ter diversos cartões de benefício, todos os segurados da previdência social terão um cartão único que dará acesso a essas passagens gratuitas e outros benefícios. Além das possibilidades já comentadas, o ministro citou ainda opções como entradas gratuitas ou com bons descontos em cinemas e teatros e descontos em hotéis, por exemplo.
O projeto está em desenvolvimento com a Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil, mas o governo garante que bancos da iniciativa privada também serão convidados a colaborar.