scorecardresearch ghost pixel



Mãe decide mudar nome do seu bebê após 6 meses por motivo inusitado

Uma mãe na Inglaterra mudou o nome do filho, escolhido pelo pai, porque achou que não combinava. Veja mais sobre a mudança do nome.



Uma mãe na Inglaterra conseguiu mudar o nome do seu filho seis meses após o seu nascimento. Ela escolheu o nome Huxley em vez de Ralph, que havia sido escolhido pelo pai, porque sentiu que o primeiro nome combinava mais. Embora familiares e amigos tenham ficado divididos em relação à mudança do nome, o marido acabou aceitando após muitas conversas. 

Veja também: Nomes ligados à inteligência: será que o seu está na lista dos gênios?

O nome Huxley foi escolhido porque remete ao autor do livro Admirado Mundo Novo, do qual os pais são fãs, e significa alguém pelas quais as pessoas querem sempre por perto. A mudança foi criticada pelos avós paternos da criança, mas muitas pessoas ficaram surpresas por o casal ter conseguido mudar o nome tão rapidamente.

E no Brasil, como funciona a mudança de nome?

Em nosso país, é possível mudar de nome uma vez em qualquer estágio da vida. O processo deve ser feito no cartório de registro civil do local de nascimento ou no cartório da cidade onde reside atualmente. É preciso apresentar uma petição com os motivos para a mudança de nome, além de documentos como certidão de nascimento, RG e CPF.

Após entrar com o processo, é necessário aguardar a análise do juiz e a publicação da decisão no Diário Oficial. Se a mudança for autorizada, é preciso atualizar os documentos pessoais e informar a Receita Federal, o INSS e a Previdência Social, sobre a mudança de nome.

Vale dizer que a mudança de nome não altera o número do CPF ou o número do RG. Além disso, a mudança não é retroativa, ou seja, documentos emitidos antes da mudança de nome continuarão com o nome anterior.

Cuidados na escolha do nome

Para evitar ter que fazer igual a mãe na Inglaterra e mudar o nome que o pai escolheu, é fundamental que o casal entre em acordo sobre como a criança vai se chamar. Ou seja, evite modismos, pois nomes que são populares hoje podem se tornar ultrapassados amanhã. 

Além disso, teste a combinação do nome escolhido com o sobrenome da família para ver se eles combinam. Por fim, pesquise a origem e o significado dos nomes que estão na sua lista de opções.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário