As pessoas geralmente têm medo de baratas porque elas são consideradas repugnantes e associadas a ambientes sujos e insalubres. Além disso, estes animais têm um formato e movimentos peculiares que podem causar desconforto ou até mesmo fobia em casos extremos. Outros também temem que elas possam transmitir doenças ou causar reações alérgicas.
Veja também: Zoológico batiza baratas com nomes de ex antes que elas virem comida
Alimentos que servem como repelentes naturais contra baratas
Alho
O cheiro forte do alho é um bom repelente para as baratas, basta amassar alguns dentes de alho e colocá-los em pontos estratégicos da casa, como embaixo da pia ou próximo a frestas nas paredes.
Açúcar e bicarbonato de sódio
Embora as baratas sejam atraídas pelo açúcar, a mistura de açúcar com bicarbonato de sódio é uma combinação mortal para elas. Misture quantidades iguais de açúcar e bicarbonato de sódio e espalhe perto dos ralos.
Suco de limão
O ácido cítrico presente no suco de limão serve para espantar muitos insetos indesejados, Você só precisa diluir o suco de um ou dois limões em água e borrifar a solução em locais estratégicos, como frestas e armários.
Cebola
Assim como o alho, o aroma notável da cebola consegue evitar que as baratas se aproximem da cozinha. Corte uma cebola ao meio e coloque-a na lixeira e áreas pelas quais a barata costuma entrar.
Pimenta do reino
Misture a pimenta do reino moída com água e borrife a solução nos espaços que as baratas costumam circular. Entre os cômodos faça uma barreira com um pano úmido e uma mistura perto das portas.
Quando aplicar o repelente natural?
Apesar de ser indicado em vários momentos, nas áreas urbanas as baratas costumam aparecer no período noturno. Portanto, no final da tarde e antes de dormir, crie o hábito de aplicar essas opções de repelentes. Diferente das versões cheias de aditivos químicos disponíveis no supermercado, estas substâncias naturais não contaminam o ambiente, apresentando-se como uma possibilidade sustentável de se livrar da barata.