Ao completar 18 anos, todo brasileiro do sexo masculino já sabe que é preciso realizar o alistamento militar obrigatório. Neste ano, no prazo vai até 30 de junho. Vale lembrar que hoje o procedimento pode ser feito de forma online ou na Junta Militar mais próxima. Contudo, muitas dúvidas surgem na cabeça dos jovens sobre tal obrigatoriedade.
Leia mais: Serviço militar entra como tempo de trabalho para a aposentadoria?
Ao contrário do que muita gente pensa, o jovem não será preso caso não faça o alistamento militar. Entretanto, há outras punições, como multas e sanções relacionadas a outros serviços públicos brasileiros.
Prazos e punições
Neste ano, o alistamento militar vai até o dia 30 de junho. Caso o prazo limite não seja obedecido, há aplicação de multa, que sofre correção de valor a cada três meses. No último ano, o valor inicial era de R$ 5,53.
Entretanto, a multa não é a única forma de punição prevista. Em outras palavras, o jovem que deixa de se alistar não poderá:
- Solicitar ou renovar passaporte;
- Realizar matrícula em instituição pública de ensino superior;
- Ingressar como funcionário, empregado ou associado em instituição, empresa ou associação oficial, oficializada ou subvencionada;
- Assinar contrato com qualquer esfera do governo;
- Obter carteira profissional, registro de diploma, matrícula ou inscrição para qualquer função e licença de indústria e profissão;
- Realizar inscrição em concurso público
- Exercer cargo público;
- Receber prêmio ou favor do governo Federal, Estadual ou Municipal, como por exemplo premiações da loteria;
- E, por fim, o jovem fica em débito com o Serviço Militar até completar 45 anos.
Alistamento
Na hora de fazer o alistamento online é preciso informar o CPF. Caso o jovem não tenho o documento, será necessário realizar o procedimento de forma presencial. Por fim, após o alistamento é necessário consultar o site do Exército para saber se foi dispensado ou encaminhado para a seleção do serviço da Marinha, Exército ou Aeronáutica.
Caso seja recrutado, o jovem irá passar por etapas que incluem exames médicos, físicos e admissionais. Só então saberá se irá cumprir serviço militar.