A cenoura é um vegetal rico em nutrientes e caracterizada principalmente por sua cor laranja vibrante, que não deve ser o único fator observado na hora de avaliar a qualidade. Ela é amplamente consumida devido ao sabor doce e refrescante, além de seus benefícios nutritivos.
Veja também: Coma cenoura, limão e pimenta todos os dias; 6 coisas incríveis acontecem
As cenouras são uma boa fonte de vitamina A, vitamina K, potássio e fibra alimentar. Ainda que pouco divulgado, existem vários tipos de cenoura ao redor do mundo.
A importância de escolher bons legumes
Ao fazer uma boa seleção de legumes, você pode apreciar as texturas e sabores diferentes, além de ter nutrientes variados. Por isso, ao escolher os vegetais, invista nos mais frescos, com cores vibrantes, e que não sejam muito maduros. Também é importante observar se não tem manchas, nódoas ou nenhuma outra parte murcha, para garantir que não estejam mofados.
Como escolher cenoura com segurança
- Escolha cenouras com casca brilhante e lustrosa.
- Certifique-se de que o vegetal esteja firmemente preso à casca.
- Observe se o tom alaranjado está uniforme, porque marcas marrons e escuras podem ser bolor ou sujeira.
- As cenouras grandes costumam ser mais firmes, mas faça a sua escolha pensando no tipo de corte exigido na receita.
- Atente-se a sinais de mofo que indicam que ela está imprópria para o consumo.
- Evite comprar alimentos in natura que já foram manipulados em bandejas e apresentam aspecto escurecido.
É verdade que existe cenoura de várias cores?
Além das saborosas variedades roxas e amarelas, que vêm se popularizando na agricultura orgânica, também existem cenouras de diversas outras cores. Algumas delas são verdes, brancas, rosa e até mesmo marrons, igualmente nutritivas, mas com sabores únicos, mais adocicados ou parecidos com as batatas. Infelizmente, a cenoura colorida não é tão fácil de ser encontrada, devido às adaptações para elevar a produtividade nos plantios.