scorecardresearch ghost pixel



Não vá à feira sem saber! Estas são as frutas e verduras mais baratas em janeiro de 2024

O 1º Boletim do Prohort 2024 mostrou que as verduras estão mais baratas no Brasil. Porém, legumes registram uma alta considerável.



O preço das frutas, verduras e legumes não pode mais ser uma desculpa para não seguir uma alimentação saudável. Esses alimentos tiveram uma variação significativa no Brasil em dezembro de 2023, se tornando ainda mais acessíveis para grande parte da população brasileira. A alface registrou uma queda de 18,01% em dezembro de 2023, conforme anunciado pelo 1º Boletim do Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro (Prohort) 2024.

Veja também: Carne e leite ficam mais baratos em 2023; hortaliças e verduras disparam

Dentre os motivos para a queda da folha, está a baixa de 29,69% no mercado atacadista paulistano, onde a alface é mais comercializado. Já a Ceagesp-São Paulo registrou uma queda de 11,21%. Além disso, o aumento da quantidade de alface comercializado em relação a novembro também contribuiu para a queda do preço.

Cenoura e batata sofrem aumentos

Ao contrário da alface, a batata teve uma nova alta pelo terceiro mês consecutivo. Em dezembro, a média ponderada passou para 20,37%, com exceção da Ceasa/AC que registrou uma queda de 9,57%. O maior aumento foi registrado no Ceasa do Espírito Santo, com 28,19% de alta.

O aumento do valor cobrado pela batata se dá devido à queda na produção do legume. A safra de final de ano, conhecida como safra das águas, não foi o suficiente para atender a demanda dos brasileiros. No caso da cenoura, após um período de queda no valor, apresentou alta em todas os Ceasas do país. A maior alta foi registrada no Ceasa de Goiás, onde a alta foi de 30,75%.

Frutas sofrem aumento

As frutas também tiveram um aumento de forma geral, como a banana. Devido à baixa produção e a alta procura, a banana teve o preço elevado em todo país. O preço da laranja aumentou devido à baixa oferta e a grande demanda do varejo. A queda na produção do cítrico caiu devido às altas temperaturas no Centro-Sul brasileiro.

Outra fruta adorada pelos brasileiros é a maçã, que teve aumento nos preços devido ao fim dos estoques nas câmaras frias. A melancia teve aumento nos preços e queda na venda devido à restrição de oferta dos produtores brasileiros. Por fim, o mamão, presente nas mesas de café da manhã, teve queda na comercialização devido à restrição de ambas as variedades da fruta, além da pouca qualidade.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário