Comer menos não significa necessariamente ser saudável, mesmo porque o seu organismo precisa de nutrientes para realizar as principais funções metabólicas, incluindo queimar calorias.
Veja também: Brownie sem açúcar para comer sem culpa no café da manhã: aprenda o passo a passo
Dessa maneira, a melhor maneira para ter qualidade de vida é focar em boas escolhas e criar um planejamento que considere suas necessidades nutricionais, capacidade de queima calórica e maneiras de tornar a comida mais saborosa com ingredientes naturais.
Como a alimentação se relaciona com ciclos circadianos
Ritmos circadianos referem-se ao ciclo interno biológico que enfatiza as mudanças regulares do sono e da vigilância fisiologicamente controladas num período de 24 horas. Esses ritmos afetam diversos processos biológicos, incluindo a homeostase de diversos hormônios e a digestão e metabolismo da comida consumida. Consumir a maior parte das calorias na parte da manhã pode ser a chave para o emagrecimento saudável.
Crononutrição: a nova área que vem mudando paradigmas
Um estudo publicado na Obesity Reviews reunindo ensaios clínicos de 485 adultos, apontou que as pessoas que concentravam o consumo calórico no início do dia, conseguiam perder peso com mais facilidade. Sendo assim, o desjejum e o almoço devem ser cuidadosamente preparados, de forma que refeições mais leves sejam deixadas no período da tarde e da noite. Essa área de pesquisa envolvendo horários e alimentação é chamada de crononutrição.
O café da manhã é um aliado no processo de emagrecimento
Uma das maneiras mais eficazes para alcançar o emagrecimento é comer um café da manhã saudável e nutritivo. Inclua alimentos ricos em fibras como frutas (especialmente as vermelhas e sazonais, que são fontes saudáveis de açúcar natural), cereais integrais, grãos, pão integral e iogurte natural. Esses elementos garantem a energia necessária, priorizando a saciedade e satisfação das necessidades nutricionais do corpo na primeira refeição.
Caso você queira emagrecer, faça um plano alimentar e organize sua rotina para cuidar da saúde mental, buscando treinar, descansar e beber água.