scorecardresearch ghost pixel



Nem todo sangue é vermelho e ESTES animais podem provar

A coloração do sangue destes animais possui ampla relação com o transporte de oxigênio e as proteínas presentes.



Você sabia que nem todos os animais possuem a coloração do sangue vermelha? O que dá o tom avermelhado para tais animais é a presença da hemoglobina. Acontece que muitos animais compartilham a hemoglobina com os seres humanos.

Veja também: Terremotos: animais podem prever quando vai acontecer; confira os sinais

No entanto, não são todos. Quem sabe alguns deles, presentes aqui na lista, você já deve ter notado por aí, mesmo querendo uma certa distância de alguns. 

Insetos

Existe lugar sem mosquitos no Brasil? Mapa incrível te dá essa resposta
Pernilongo (Imagem: Shutterstock)

Os insetos lideram a nossa lista. Eles possuem um fluido chamado hemolinfa que banha os órgãos do animal e não correm pelo sistema de vasos. A coloração  pode ser incolor,  amarelo, azul ou verde. Além disso, eles não possuem pulmões para respirar. Dessa forma, a respiração deles é por meio de um sistema de tubos internos chamado traquéia, que é por onde o oxigênio entra e sai. 

Polvos

Polvo
Polvo (Imagem: Shutterstock)

Animais invertebrados que o sangue parece ser azul por causa do composto de hemocianina, que contém cobre, em vez de  hemoglobina, que é voltada ao ferro como principal ativo.  

Acontece que, quando um sangue que é rico em hemocianina se torna oxigenado, o cobre fica azulado. Outros animais como crustáceos, aranhas e escorpiões, também dependem mais de hemocianina do que hemoglobina. Além disso, os polvos ainda possuem três corações. 

Lagarto escíncidos Prasinohaema

Lagarto Prasinohaema
Lagarto Prasinohaema (Imagem: Shutterstock)

Apesar do elegante nome, ele está longe de nós. O lagarto é natural da ilha de Nova Guiné, na Oceania. A sua composição chama a atenção: sangue, ossos e tecidos verdes. Um animal curioso que chamou a atenção dos pesquisadores. 

Assim como os humanos, os répteis também possuem glóbulos vermelhos, a  hemoglobina. No entanto, a sua duração não é eterna. 

Quando se decompõe, o produto da pigmentação verde, biliverdina, é produzido. Ou seja, o nível que um lagarto pode ter biliverdina seria fatal para um ser humano. Até o momento ainda não se sabe as vantagens da existência do sangue verde para ajudar na sobrevivência destes animais. 

Caranguejos-ferrados

Caranguejos-ferrados
Caranguejos-ferrados (Imagem: Shutterstock)

Curiosamente, os caranguejos-ferrados parecem mais uma aranha do que caranguejos. Assim como os aracnídeos – grupo pertencentes às aranhas – também possuem uma coloração de sangue azul devido à hemocianina. O sangue deste animal é importante para o combate às doenças

O sangue azul deles fornece lisado de amebócitos do limulus, um método usado para a detecção de endotoxinas bacterianas. Sendo assim, várias empresas farmacêuticas pegam grande quantia deles e fazem a recolha do sangue para fazer os seus testes em medicamentos. A preocupação é com o declínio dos animais em consequência da captura destes.

Braquiópodes

Braquiópodes
Braquiópodes (Imagem: Shutterstock)

Por fim, os braquiópodes. Eles não dependem nem de hemoglobina e hemocianina para que consigam fazer a transportação de oxigênio no sangue. Ou seja, a proteína hemeritrina faz tal função e faz com o que sangue tenha uma cor roxa rosada.

A hemeritrina é um pigmento que contém ferro e é ligada a moléculas de oxigênio por par de atómos de ferro e trabalha como proteína respiratória. Dessa forma, a hemeritrina faz com que o sangue desoxigenado seja incolor ou amarelado. Após o recebimento de oxigênio, adota uma tonalidade arroxeada. 




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário