scorecardresearch ghost pixel



Terremotos: animais podem prever quando vai acontecer; confira os sinais

Apesar de ainda ser um mistério, alguns animais conseguem prever terremotos. Confira os sinais que eles emitem para ficar de olho.



A natureza conta com situações inusitadas e bastante peculiares. Por exemplo: você sabia que alguns animais são capazes de sentir a ocorrência de terremoto antes mesmo dele acontecer? Pássaros e cachorros são alguns dos bichos que têm essa capacidade bastante útil, já que podem salvar a vida deles.

Veja também: Monstros! Ciência encontra animais “mortos-vivos” imunes à extinção

Moradores turcos e sírios confirmaram esse tipo de capacidade dos animais durante o terremoto de magnitude 7,8 que foi registrado recentemente na região. O evento trágico tirou a vida de milhares e é um dos assuntos mais comentados.

De acordo com uma reportagem da BBC, até mesmo na Grécia Antiga existem relatos de pessoas que perceberam a capacidade de alguns animais de prever um terremoto.

Terremoto pode mesmo ser sentido por animais antes de acontecer?

Uma publicação do jornal Washington Post explicou sobre pesquisas que demonstram a existência da “premonição” de um terremoto em animais da Terra. Segundo as informações, essa característica não se trata de um sentido que prevê o que ainda não aconteceu, mas sim um alcance maior para perceber o início do evento.

Embora ainda seja preciso estudar mais a fundo esse tema, ao que tudo indica, algumas espécies podem sentir pequenos tremores que precedem o evento mais forte.

Dois tipos de ondas sísmicas

A publicação fala em dois tipos de tremores relacionados ao terremoto tradicional:

As ondas P: são as primeiras ondas sísmicas que o terremoto emite; elas viajam em uma velocidade de milhares de quilômetros por segundo.

As ondas S: estas são as ondas secundárias que ocasionam os tremores de terra, os quais são responsáveis pelas imagens trágicas desta semana, por exemplo.

Uma pesquisa sobre o tema foi publicada em 2020. O motivo pelo qual os animais sentem o terremoto está longe de ser explicado, mas sabe-se que cerca de 45 minutos antes da ocorrência, algumas espécies mudam de comportamento:

  • Vacas tendem a ficar completamente imóveis;
  • Pássaros ficam agitados;
  • Cachorros se tornam muito agitados e não param de latir;
  • As ovelhas perdem a orientação.

Uma revisão com mais de 700 registros de comportamento animal alterado não foi suficiente, até o momento, para entender as causas desse efeito.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário