Notícia difícil: montadora faz demissão inesperada de 340 funcionários

Após a queda na exportação de veículos, a Stellantis informou que irá acabar com um turno de produção, demitindo 340 funcionários.



A Stellantis, montadora responsável pela produção dos modelos Citroën C3, C4 Cactus e Peugeot 2008, anunciou que irá encerrar o segundo turno de produção da sua fábrica de Porto Real, no sul do Rio de Janeiro. Como consequência, a fábrica também irá realizar uma demissão em massa de seus funcionários.

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A decisão da empresa ocorreu após a queda dos pedidos do mercado exterior. Sendo assim, a fábrica irá retomar suas atividades no dia 6 de março, realizando toda sua produção em somente um turno. De acordo com a montadora, a capacidade do turno restante será ampliada para conseguir lidar com a produção.

340 funcionários são dispensados após fim do turno

O segundo turno de trabalho foi retomado pela montadora em outubro de 2022, o que gerou a contratação de 340 trabalhadores. O intuito foi de acelerar a produção da nova geração do Citroën C3, com previsão de lançamento até 2024. Contudo, a empresa irá realizar a demissão em massa desses funcionários contratados.

De acordo com a nota oficial da Stellantis, “a unidade passa a concentrar a produção de automóveis em um turno de capacidade ampliada, com maior eficiência e agilidade para melhor responder às demandas de mercado”.

Em contrapartida, muitos trabalhadores se questionaram a respeito de uma possível intervenção do sindicato sobre a demissão em massa. Assim, Raimundo de Freitas, membro do conselho do Sindicato dos Metalúrgicos do Sul Fluminense, afirmou que uma reunião já foi marcada com a montadora.

“Nosso advogado foi informado da decisão pela montadora na semana passada. Ainda precisamos estudar a situação”, concluiu Freitas.

Queda na exportação de veículos

Como justificativa para a demissão em massa, a Stellantis afirmou que a queda da exportação de veículos influenciou na necessidade de um turno extra na montadora. Vale ressaltar que o ano de 2022 encerrou com uma alta de 28% no número de exportação de veículos brasileiros.

Assim, ao comparar com 2021, 481 mil unidades a mais foram exportadas em 2022. No entanto, a crise financeira no mercado da Argentina, importante para a Citroën, prejudicou diretamente nas exportações da marca. Desse modo, a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) estima que as exportações devem se manter em queda neste ano.




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