Óculos piratas: cuidado, esta pode ser uma escolha perigosa de economia

Comprar e usar óculos piratas pode ser um grande erro. Entenda o que as lentes de qualidade duvidosa podem causar no seu olho sem que você perceba.



Todas as pessoas que precisam utilizar óculos de grau sabem muito bem como esse objeto tem ficado caro. Nem sempre é possível comprar a armação dentro do estilo desejado sem gastar uma fortuna por isso. A depender do problema, o preço do produto pode chegar facilmente na casa dos R$ 1 mil e ir além. Por isso, a alternativa que alguns consumidores encontram é a de comprar óculos piratas.

Veja também: Confira quais doenças podem ser observadas a partir dos olhos de um paciente

Óculos piratas se tornam opção perigos de economia

Os óculos piratas são aqueles que você pode encontrar em bancas de jornal, lojas de variedades e de produtos de segunda linha ou cópias. O problema é que eles não passam por nenhum tipo de fiscalização que atesta a qualidade do produto. Os óculos piratas podem ser encontrados por preços bem acessíveis, na casa dos R$ 10, por exemplo.

Se você achava que o problema dos óculos piratas estava apenas nas pessoas que apresentavam alterações de vista, se enganou. Isso porque os óculos de grau também podem oferecer risco para os usuários.

A lei brasileira prevê que todas as lentes precisam oferecer, no mínimo, 90% de proteção UVA e UVB. Esse filtro UV serve para proteger os olhos da radiação solar. Quando pensamos nas lentes escuras, o problema fica ainda pior, já que elas forçam os olhos a dilatarem a pupila e receberem mais luz do Sol. Se não houver a proteção necessária, os danos serão imensos.

Cuidado com a sua saúde

Antes de pensar em comprar óculos piratas, lembre-se de que a exposição solar prolongada pode causar catarata. No verão os danos são ainda maiores, já que a radiação solar se torna mais intensa. Você pode sofrer com irritações na córnea, doenças infecciosas e até queimaduras.

Além disso, a falta de proteção adequada acarreta problemas como caretite actínica e pterígio. A primeira se traduz em uma inflamação na córnea que pode ocorrer após ficar exposto mais de 6 horas ao Sol. O olho apresenta vermelhidão, dor e sensação de que há areia.

O segundo problema é causado por anos de exposição ao sol e altera o formato do olho. Uma massa avermelhada cresce na direção da córnea e causa bastante desconforto.

Em todos os casos, é preciso sempre contar com a ajuda de um oftalmologista e nunca comprar óculos piratas.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário