Pessoas bem-sucedidas NÃO tentam ganhar discussões, aponta estudo

Pessoas bem-sucedidas não precisam ganhar todas as discussões. Elas têm a mente aberta e sabem a hora de ouvir. Veja o que o estudo aponta.



Você quer ser feliz ou ter razão? Tem quem acredite que as duas coisas não são possíveis ao mesmo tempo. A boa notícia é que as pessoas bem-sucedidas descobriram um segredo. Calma! É um segredo que foi finalmente compartilhado com o mundo. Quer saber qual é? Elas não tentam ganhar as discussões. Entenda por quê.

Leia mais: Se você não é inteligente, 4 truques te farão parecer um gênio rapidinho

Elas aprenderam na prática que a mente precisa estar sempre aberta para aprender coisas novas. Quem tem certeza de tudo, não aceita opiniões e quer vencer todos os argumentos, logo perde a oportunidade de aprender mais.

Não tente ganhar as discussões

Uma pesquisa da Universidade de Yale testou duas formas de argumentação. Os pesquisadores chegaram a uma conclusão muito curiosa e que faz sentido para diversos cenários: é preciso argumentar para aprender.

Ouvir o outro faz parte de um importante processo de aprendizado!

A explicação é de Matthew Fisher, psicólogo e professor de marketing da Southern Methodist University. Ele é um dos autores do estudo. A pesquisa mostrou os benefícios de argumentar para aprender. O grupo descobriu que as pessoas bem-sucedidas estão prontas para aprender coisas novas e são mais receptivas às opiniões dos outros.

Segundo ele, o essencial é ter o entendimento de que as discussões são saudáveis, o diálogo tem que existir e ninguém precisa convencer o outro. Durante a pesquisa, os participantes debateram tópicos importantes em uma sala de bate-papo online. Um grupo foi orientado a ter uma mentalidade competitiva para “ganhar” a discussão.

Já a outra parte dos participantes teve que “discutir para aprender”, ou seja, sem a intenção de vencer o debate. A hipótese de Fisher é de que o grupo instruído a aprender seria menos propenso a acreditar em uma resposta única.

Dessa forma, aqueles que queriam vencer a todo custo tiveram uma postura mais fechada e viram apenas uma resposta como certa enquanto o outro grupo aceitou mais opiniões e liderou debates bem mais produtivos.




Voltar ao topo

Deixe um comentário