Desde que o ministro da Fazenda afirmou que o Pix Crédito será lançado em 2023 pelo Banco Central, muito se fala sobre a nova modalidade do Pix. Detalhes ainda não foram revelados pelo BC e nem pelo governo, mas as discussões em fóruns da autoridade monetária nacional dão algumas dicas.
Leia também: Novos limites do PIX: como alterar valores no app dos bancos?
No Fórum Pix, do Banco Central, a autoridade costuma consultar vários agentes do mercado para a construção de novas funcionalidades do Pix, hoje o método de pagamento mais popular do país.
Na reunião do Fórum em dezembro de 2022, não se falou com o mercado sobre o Pix Crédito. A especulação de especialistas é que Haddad tenha trazido a informação a público após se reunir com o presidente do BC.
Como deve funcionar o Pix Crédito?
Ainda não há como responder com certeza. Alguns bancos já oferecem uma modalidade de Pix Parcelado, algo similar à função de um cartão de crédito e com cobrança de juros, mas ligado ao Pix.
A expectativa é que o Pix Crédito estabelecido diretamente pelo BC traga mais oportunidade de acesso a crédito aos brasileiros. Ao mesmo tempo, os lojistas e comerciantes devem receber o valor na hora, diferente de como ocorre hoje no cartão, onde o extrato é pago em datas específicas.
O que não se sabe ainda é como os juros serão aplicados na modalidade e qual será o valor repassado para cada agente envolvido no processo.
“Na prática, sabemos poucas coisas ou temos pouca expectativa de como vai ser, como os agentes do mercado vão ser remunerados. O Pix tem o alicerce sólido de o pagamento ser instantâneo. O pagamento a crédito deve ter juros, ou o BC vai ter que definir alguma remuneração entre as partes”, explica o especialista Bruno Samora, da Matera.