A arquitetura dos fast food tem passado por mudanças significativas nas últimas décadas. Nos Estados Unidos, a fachada dos estabelecimentos está cada vez mais uniforme, com uma aparência padronizada que pode ser facilmente reconhecida em qualquer lugar do país. Essa tendência pode ser explicada a partir de vários fatores ligados às necessidades do consumidor.
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O crescimento das redes de fast food
A expansão das redes de fast food nas estradas depois da década de 50 tem sido um fator importante no mercado de alimentação rápida. Com a forte presença do McDonald’s, por exemplo, outras empresas como Burger King e Pizza Hut precisavam se destacar, investindo em unidades marcadas pela criatividade arquitetônica, atraindo os olhares das pessoas.
Adeus ao design criativo das lanchonetes
Apresentando telhados coloridos, esculturas de personagens divertidos e elementos que despertavam a curiosidade, essa preocupação das lanchonetes começou a ser substituída pela busca de ambientes padronizados. Das cores às formas sólidas, os norte americanos estão focando na simplicidade, priorizando um layout prático e que não deixa de validar a identidade visual.
É melhor ser visto continuamente na internet
A influência das mídias sociais tem se mostrado mais importante do que o layout físico dos estabelecimentos. As redes são uma ferramenta poderosa de marketing, capaz de alcançar um público muito maior do que as pessoas que passam na frente de um fast food. Por isso, muitas marcas estão investindo em campanhas digitais, adequando-se a uma arquitetura funcional.
Outros fatores que influenciam a padronização
Por fim, a poluição visual tem sido um problema para as cidades que abrigam muitos fast foods, estimulando a criação de certas regulamentações. O design mais limpo também vem sendo associado a serviços e produtos sofisticados, convergindo com o momento atual do posicionamento de alguns estabelecimentos, dispostos a atender segmentos premium.