Um artigo da Forbes, publicado no dia 20 de janeiro de 2023, teria indícios de que haveria algo como um “botão secreto” para fazer com o que um vídeo fosse capaz de viralizar no TikTok.
Veja também: Você é louco por filmes e séries? Novo recurso do TikTok vai te fazer surtar
Ou seja, teriam sido consultados seis funcionários e ex-funcionários do TikTok e da sua controladora, a Byte Dance. Tais fontes haviam revelado que o app possui um algoritmo que decide o que vai ser viral. Isso ocorre através de uma seleção de vídeos específicos com potencial de distribuição, por uma estratégia chamada de “aquecimento”.
O que é esse botão do TikTok para viralizar?
Quando impulsionado, o recurso de aquecimento fazia com que tivesse um aumento de vídeos no feed “Para você” para atingir um determinado número de visualizações ampliado. Tal feed analisa o seu comportamento no aplicativo para recomendar assuntos que você já acompanha.
De acordo com a publicação, o TikTok costuma usar o recurso para privilegiar influenciadores e marcas, atraindo-os para uma parceria ao aumentar a contagem de visualizações. Foi sugerido também que havia um suposto benefício para influenciadores e marcas.
Também foi relatado por esses funcionários algo como “abuso de privilégio”. Três fontes disseram à Forbes que estavam cientes de casos em que o recurso estava sendo usado de forma inadequada por alguns dos funcionários. Uma das fontes contou que um deles ‘aquecia’ sua conta ou de cônjuges. Algo assim vai contra a política da empresa.
Pronunciamento de um porta-voz da empresa
Na publicação também é escutado o outro lado. Quando um porta-voz da empresa foi questionado, escreveu: “Promovemos alguns vídeos para ajudar a diversificar a experiência de conteúdo e apresentar celebridades a criadores emergentes da comunidade TikTok. […]”
O aplicativo de compartilhamentos de vídeos curto foi criado em 2016 pelo desenvolvedor chinês ByteDance. O TikTok se tornou popular devido a sua interface fácil de usar e sua seleção de música e efeitos, tornando-se um app para a criação de conteúdo original e descoberta de novos talentos.
Foto: Ascannio/Shutterstock