scorecardresearch ghost pixel



Posso dirigir uma ‘cinquentinha’ sem ter CNH? Veja 5 motos isentas em 2023

A lei é clara sobre a existência de motos que podem ser pilotadas sem CNH. Confira a verdade sobre este assunto e tenha mais dúvidas.



Todo mundo que completa 18 anos de idade quer um veículo barato para sair às ruas, de preferência que não precise de habilitação. Nessa hora sempre tem alguém falando a respeito de alguma moto que não precisa de CNH para ser pilotada. Será que isso existe ou é apenas papo furado?

Veja também: O terror dos motoristas: 5 multas mais aplicadas no Brasil no ano de 2022

O que diz a lei sobre moto que não precisa de CNH?

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), qualquer veículo que tenha mais de 50 cc necessita de habilitação na categoria A para ser conduzido. Isso quer dizer que as motos convencionais exigem a CNH do condutor.

No entanto, para veículos de duas ou três rodas que tenham até 50cc, é preciso ter Autorização para Conduzir Ciclomotor, ou seja, categoria ACC na CNH.

Como conseguir ACC?

Da mesma forma que as demais categorias da CNH, a ACC também precisa ser expedida pelo Detran do seu estado. O procedimento é praticamente o mesmo, mas com carga horária reduzida. São 5 horas de aulas práticas e 15 aulas teóricas para ter acesso.

Embora o processo seja mais rápido, ainda existem custos com a autoescola e com a documentação necessária. A pessoa precisa ter 18 anos de idade completos e apresentar CPF válido.

Motos que não precisam de CNH

Em resumo, não existe nenhuma moto que não precise de CNH para ser pilotada. Apenas algumas bicicletas elétricas entram nessa categoria. Elas precisam ter limitação de velocidade fixada em 25 km/h.

No entanto, se você tem ACC na CNH, poderá pilotar várias motos menores que são muito econômicas e tem até 50 cc. Alguns exemplos são:

  • Shineray JET 50
  • Shineray Phoenix 50
  • Dafra Zig 50
  • Traxx JL 50
  • Shineray New Super Smart 50; dentre outras.

Um ponto positivo é que todas essas motos menores são muito econômicas e possuem um custo acessível, quase sempre na casa dos R$ 5 mil. No entanto, a potência é bastante reduzida e são ideais para o tráfego urbano.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário