Quando estiver muito estressado, respirar DESTA forma vai te acalmar

É possível contornar o estresse com ações simples. Uma técnica de respiração foi comprovada cientificamente como um poderoso calmante.



O estresse é um mal cada vez mais presente em nossa sociedade. Ele é causado pelos problemas modernos, como o excesso de trabalho, o trânsito, a sobrecarga de informações, a falta de segurança.

Veja também: Estresse? Errado! A causa da sua calvície pode estar NESTAS bebidas

Quando não é bem administrado, o estresse causa problemas de saúde física, como dor de cabeça, fadiga, insônia, problemas digestivos e doenças cardiovasculares. Quando o assunto é saúde mental, pode resultar em ansiedade, depressão, baixa autoestima, aumento do uso de drogas ou álcool.

Já na carreira, uma pessoa estressada enfrenta baixa produtividade, aumento do absenteísmo, redução da qualidade do trabalho. Além disso, podem ocorrer conflitos interpessoais, isolamento social e baixa qualidade de vida.

A boa notícia é que é possível contornar o estresse do cotidiano com ações simples. Uma delas é uma técnica de respiração que foi comprovada cientificamente como um poderoso calmante.

Respirar dessa forma diminui o estresse

De acordo com o site Inc, uma respiração longa e pausada já ajuda muito a reduzir o estresse e a ansiedade no dia a dia. Essa técnica também é chamada de respiração cíclica.

Ela é efetiva porque, quando estamos estressados, a respiração se torna mais rápida, o que aumenta a quantidade de CO2 no sangue. Ou seja, respirar fundo e devagar em situações estressantes pode nos acalmar.

Veja como fazer:‌

  • Inspire pelo nariz;
  • Pause e depois inspire novamente, sem demorar muito;
  • Expire lentamente pela boca.

‌Essa segunda inspiração ajuda a reinflar os alvéolos do pulmão, o que aumenta a área de cobertura do órgão. Isso ajuda na remoção de CO2, alertando o cérebro que ele deve desacelerar o batimento cardíaco.

Conforme uma pesquisa da Universidade de Stanford publicada no Cell Reports Medicine, fazer essa respiração por cinco minutos ao dia pode ser mais eficiente do que meditação. Ou seja, melhor do que fazer essa técnica somente quando está estressado, é fazer todos os dias como um ritual.

Foto: fizkes/Shutterstock




Voltar ao topo

Deixe um comentário