Muitas pessoas falam a respeito da negatividade de pessoas que passam o dia reclamando. A ciência também resolveu estudar esse mau hábito e descobriu que reclamar demais realmente pode prejudicar o cérebro e a saúde.
Veja também: Ama aquele docinho? Cuidado: açúcar demais pode afetar o seu cérebro
O pior de tudo é que além de reprogramar o cérebro, reclamar demais pode se tornar um hábito previsível. Isso quer dizer que reclamações futuras são colocadas na sua cabeça para serem utilizadas em algumas situações. Isso acaba danificando o sistema nervoso central.
Reclamar demais reprograma o cérebro e pode causar danos
A pesquisa em questão foi desenvolvida dentro da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos da América (EUA). De acordo com os pesquisadores, reclamar demais encolhe o hipocampo – a área é responsável por elaborar o pensamento inteligente e resolver problemas lógicos.
Diante de desconfortos, nosso cérebro sempre busca uma válvula de escapa. Ela pode ser exatamente o hábito de reclamar demais, que funciona para causar sensações na mente humana.
Reclamar pode causar “ganhos” aparentes, mas irreais
Reclamar demais é tentador, de acordo com os cientistas, pois funciona como um tipo de recompensa. É mais ou menos como fumar, comer gordura e tomar muita bebida alcoólica. O cérebro sente uma certa satisfação em reclamar, por mais que isso possa fazer muito mal.
Com o passar do tempo, reclamar se torna uma situação crônica e irremediável. Isso afasta as pessoas ao seu lado e impede de estabelecer diálogos saudáveis em ambiente social.
Os pesquisadores afirmam que reclamar demais não ajuda em nada. Não melhora a resolução de problemas, faz mal ao cérebro, não traz felicidade e pode induzir a tristeza e o distanciamento social.
O mais adequado é entender os motivos que fazem uma pessoa reclamar e tratá-los da melhor maneira possível. Resolver os problemas é o melhor caminho para ter uma vida mais leve e uma mente mais saudável. Livrar-se desse hábito pode ser libertador para todos que os têm.