scorecardresearch ghost pixel



Renegociação de dívidas começa nesta quarta (1º): veja como limpar seu nome

Mutirão começa na quarta-feira, 1º de março. Entenda o que fazer para aproveitar as oportunidades de quitar as suas pendências financeiras.



Os endividados terão uma oportunidade única de quitar suas pendências financeiras a partir desta quarta-feira, 1º. Isso porque, a data será marcada pelo início de um mutirão de renegociação de dívidas que se estende até o dia 31 de março. Neste período, os inadimplentes poderão renegociar dívidas em cartão, cheque especial e até mesmo crédito consignado.

Leia mais: Mulher tem a CNH suspensa por não pagar dívida de R$ 3 mil

Por fim, vale lembrar que outras dívidas também podem ter negociação direta com bancos e financeiras. Contudo, empréstimos em atraso que tenham como garantia veículos ou imóveis não entram nesta lista de negociação.

Como negociar a dívida

O primeiro passo é entrar em contato com o seu banco ou financeira a partir dos canais oficiais da instituição. Em seguida, é necessário informar a dívida que pretende quitar e entender quais são as condições ofertadas. Em caso de acordo, o próximo passo é assinar a negociação. Contudo, se não houver um consenso, o ideal é fazer uma contraproposta até chegar em um acordo com a instituição.

Outro caminho pra quitar as dívidas é negociar diretamente no portal Consumidor.gov.br.

Como consultar dívidas

A partir da plataforma Registrato, do Banco Central, todo cidadão consegue consultar empréstimos e financiamentos em seu nome. Além disso, outros dados, como informações financeiras, investimentos e chaves PIX também estão disponíveis para visualização, de forma sigilosa, a partir da plataforma.

Super endividamento

No caso de pessoas super endividadas, a orientação é procurar os órgãos de proteção e defesa do consumidor para que análise do caso dentro de suas particularidades. Na prática, o super endividamento é quando é impossível o consumidor passar todas as suas dívidas sem comprometer o seu mínimo existencial.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário