scorecardresearch ghost pixel



RG antigo vai sumir com a chegada da nova identidade? Veja o que esperar

A troca de documento será gradual e, por isso, os brasileiros não precisam ter pressa para mudar o RG antigo pelo atual. Entenda as razões.



A Carteira de Identidade Nacional (CIN) terá um modelo único que irá valer em todo o Brasil. Com ela, a intenção do governo federal é reduzir as fraudes ao impedir identidades com números diferentes. Alguns estados brasileiros já começaram a emitir o documento. O prazo para que todos se adéquem termina em março deste ano. Veja o que vai acontecer com o RG antigo.

Leia mais: CPF vai substituir o RG como número de identidade; o que muda?

Com a proximidade do prazo para que todas as unidades federativas façam a emissão do novo documento, alguns brasileiros ainda têm dúvidas sobre a validade do atual RG. Será preciso renovar o documento de imediato? A boa notícia é que não é necessário ter pressa.

O que vai acontecer com o RG antigo?

De acordo com o governo federal, o modelo atual seguirá valendo até 2032. Assim, nenhum cidadão terá que fazer a troca automática para a nova carteira de identidade.

Isso quer dizer que a transição será aos poucos, com prazo para que todos os cidadãos tenham o documento até o final do prazo. A troca do documento para a nova versão é gratuita.

A carteira passa a contar com um QR Code que irá permitir a checagem das informações. É o auxílio da tecnologia no processo de identificação dos brasileiros, principalmente em situações de documentos furtados ou extraviados.

Segundo o Ministério da Economia, o documento passa a seguir os padrões internacionais com o código MRZ, que também está presente nos passaportes.

A nova carteira de identidade vai ter o número do CPF do cidadão, sendo a principal forma de registro. A emissão di documento será feita nos mesmos órgãos que hoje são responsáveis pela emissão do RG.

Assim, para quem tem dúvidas sobre o destino do RG, o governo federal esclarece que o fim da validade do documento está previsto para 2032, com a troca gradual da identificação dos cidadãos.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário