É comum comer o mesmo prato e perceber que os sabores são diferentes, mesmo que os ingredientes sejam iguais. A experiência pode mudar completamente dependendo do manuseio dos elementos. Nesse caso, o sal tem o poder de transformar a mistura de sabores, aromas e texturas, garantindo qualidade, caso tenha sido usado da maneira correta pelo cozinheiro.
Veja também: Você deve deixar o ovo 5 minutos fora da geladeira antes cozinhar; este é o motivo
Um ingrediente que não pode faltar
O sal tem um papel importante na cozinha, oferecendo aos alimentos sabor e valor nutritivo. Sua presença ajuda a enfatizar especiarias, em saladas, guarnições, proteínas e até sobremesas. Além disso, o composto mineral tem propriedades antissépticas, combatendo bactérias e microorganismos que podem contaminar a comida, elevando o risco de infecções.
A reação do sódio em relação aos alimentos
Alguns alimentos como a carne, quando salgados antecipadamente, acabam ficando mais rígidos. No entanto, ovos, legumes e vegetais ricos em água, desidratam, tornando-se instáveis. Isso ocorre porque o sal altera completamente as moléculas de proteínas, devido ao efeito aderente e também às interações químicas por osmose, nas quais a tendência de substâncias aquosas tendem a ser transferidas para ambientes concentrados.
Veja o exemplo: se você vai salgar legumes, é importante deixá-los descansando por até uma hora. Em seguida, a dica é secá-los com um pedaço de papel toalha antes de induzi-los ao preparo. Na prática, essa é uma ótima forma de assegurar que eles não soltem muita água durante o cozimento. Ao final, você vai ver, eles vão ficar menos moles.
Tudo depende do seu objetivo ao preparar o alimento
Apesar de tudo, não existe nenhuma regra oficial, mas você deve levar em conta seu objetivo, por exemplo, no caso de uma carne macia, adicionar sal pode promover uma reação de ressequidão. No início, parece difícil identificar essas ocorrências, mas ao compreender como as moléculas reagem, é possível se adaptar e melhorar as receitas na prática, sem prejuízos.
Não esqueça de usar especiarias para garantir o sabor
O sal não deve ser considerado o tempero principal de um prato, mas o fator que reúne outros sabores. Invista na pimenta, salsinha, alho, cebola, páprica, curry e demais especiarias, buscando reduzir o excesso de sódio na comida. Lembre-se que exagerar no consumo de alimentos salgados aumenta o risco de doenças cardiovasculares e obesidade.