Os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do último ano já podem começar a se inscrever para o primeiro semestre de 2023 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As inscrições se iniciam hoje (16) e seguem até o sábado da próxima semana, dia 24.
Veja também: ENEM como conhecemos hoje pode acabar em 2024; o que vai mudar?
Antes de tudo, é válido reforçar que o Sisu é o principal meio para que os estudantes possam ingressar nas universidades públicas de todo o país, por meio de um único portal.
Em suma, as inscrições devem ser realizadas pelo site do Sisu. Para isso, é preciso que o estudante atenda aos requisitos feitos pelo sistema, sendo: ter realizado o Enem 2022, não ter zerado a redação e não ter feito as provas em condição de treineiro.
Como funciona o Sisu?
Após realizar seu login, o candidato terá direito a escolher duas opções de cursos. Nelas, será possível pesquisar as vagas de acordo com o município, nome da instituição ou curso desejado. A recomendação é que os estudantes consultem quantas vagas estão disponíveis por curso e por modalidade, se atentando as regras do processo seletivo.
Os detalhes sobre as vagas, como nota mínima exigida e regulamentos para cotas sociais, estarão disponíveis assim que o estudante clicar no curso. É preciso ficar atento ao escolher a modalidade em que irá concorrer, visto que será necessário comprovar sua situação para realmente efetuar a matricula na instituição federal escolhida.
Após confirmar a inscrição, os participantes poderão acompanhar a classificação parcial diariamente. As notas de corte só serão disponibilizadas a partir do segundo dia de inscrições, visto que ela leva em conta o número de interessados, a quantidade de vagas e a nota dos que manifestaram interesse na oportunidade.
Sendo assim, é preciso acompanhar diariamente o desenrolar do processo, visto que as notas de corte parciais oscilam até o último minuto. Isso acontece devido a possibilidade de os estudantes mudarem suas opções durante o período de inscrição. Mas atenção! Com o encerramento do prazo, o sistema levará em consideração as duas últimas opções salvas pelo aluno.
Resultados do Sisu 2023
A lista de aprovados na primeira chamada será divulgada no dia 28 de fevereiro. Vale ressaltar que o aluno só será aprovado em um dos cursos marcados na inscrição, especificamente no selecionado como 1ª opção, caso tenha tido nota suficiente para ela.
Em contrapartida, caso a nota não tenha sido suficiente para ela, o aluno será convocado para a sua segunda opção. Já para quem conseguir nota para passar em suas duas opções de curso selecionadas, o sistema irá permitir que a matrícula seja feita apenas no curso e instituição que foi colocado como primeira opção. Por isso, atenção!
No entanto, os candidatos que não conseguirem sua vaga na primeira chamada, podem manifestar interesse em participar da lista de espera de ambos os cursos selecionados, tanto o da primeira quanto da segunda opção. Porém, a liberação de novas vagas só acontece caso todas as oportunidades não sejam preenchidas na chamada regular.
Por fim, o período de manifestação de interesse pelos convocados na primeira chamada será entre os dias 28 de fevereiro a 8 de março.