scorecardresearch ghost pixel



Enem 2022: notas já foram liberadas! Veja como conferir a sua e onde utilizá-la

Os participantes já podem conferir seus resultados por meio da Página do Participante. Saiba quais os programas que aceitam a nota do Enem!



Atenção estudantes! O resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2022 já está disponível para consulta na Página do Participante. Para ter acesso as notas das provas, basta realizar o login, informando seu CPF e a senha cadastrada no sistema.

Veja também: Enem 2023: data da prova deste ano é divulgada

A liberação dos resultados, que estava prevista para o dia 13 de fevereiro, foi antecipada pelo ministro da Educação, Camilo Santana. Assim, os estudantes possuirão mais tempo para analisarem seus resultados e se prepararem para ingressar em uma universidade.

Dessa forma, a nota do Enem pode ser utilizada pelos estudantes que desejam entrar no ensino superior, tanto em universidades públicas quanto privadas no Brasil. Ademais, a nota também é utilizada para aqueles que sonham em realizar o ensino superior em uma faculdade internacional.

Como posso utilizar a nota do Enem?

Sisu

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é o programa do Ministério da Educação (MEX) que seleciona estudantes para entrarem nas universidades públicas. Por ele, o aluno pode selecionar opções de curso quantas vezes quiser durante o período de inscrição. Assim, a ordem de classificados muda de acordo com as notas de corte parciais, que são divulgadas e alteradas diariamente.

Para participar do Sisu, é preciso ter feito o Enem mais recente e ter tirado nota superior a zero na redação. Desse modo, as inscrições vão do dia 16 ao dia 24 de fevereiro, com resultados finais sendo liberados no dia 28 de fevereiro.

Fies

Ao contrário do Sisu, o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do governo que paga parte da mensalidade dos estudantes em faculdades privadas. No entanto, os beneficiários devem quitar o financiamento após sua formatura, durante um longo período.

Assim, o financiamento pode variar entre 50% a 100% do valor da mensalidade, com juros que dependem da renda familiar do candidato. Para se inscrever no processo seletivo, o estudante pode ter feito qualquer Enem desde 2010, sendo necessário ter média mínima de 450 nas cinco áreas de conhecimento.

Ademais, a nota da redação também deve ser superior a zero. No entanto, o programa só está disponível para aqueles alunos que possuem renda familiar mensal per capita de até 3 salários mínimos. As inscrições se iniciam no dia 7 de março e seguem até o dia 10 do mesmo mês. O resultado será divulgado no dia 14 de março.

Prouni

Já em relação ao Programa Universidade para Todos (Prouni), a iniciativa oferta bolsas integrais (100%) e parciais (50%) em instituições de ensino particulares. Ao contrário do Fies, o aluno não precisará pagar esse valor abatido de sua mensalidade após sua formatura, visto que se trata de uma bolsa e não de um financiamento.

Desse modo, o candidato deverá selecionar, em ordem de preferência, até duas opções de curso, escolhendo instituição e turno. Em seguida, deverá escolher se vai participar na modalidade de ampla concorrência ou de cotas. Por fim, será preciso monitorar diariamente a nota parcial estabelecida para o curso selecionado, sendo possível mudar as escolher até o fim do período de inscrição.

Mas atenção! Só valerá a última opção marcada durante o período de inscrições. Para participar, é preciso ter feito os três anos do ensino médio em escolas públicas ou ter tido uma bolsa de 100% em escola privada. Além disso, a renda familiar mensal per capita deve ser de até 3 salários mínimos.

As inscrições se iniciam no dia 28 de fevereiro e seguem até o dia 3 de março, válidas para quem fez o Enem 2021 ou Enem 2022. O resultado da primeira chamada acontecerá entre 7 a 16 de março, enquanto o da segunda chamada entre o dia 21 a 30 de março.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário