scorecardresearch ghost pixel



Vai tirar CNH? ESTES foram os erros que mais reprovaram candidatos em 2022

Se você está nervoso com sua prova de direção veicular, pode se preparar um pouquinho melhor. Veja os erros mais comuns cometidos em 2022.



Tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) não é um trabalho fácil. Os examinadores são bem rigorosos. Afinal, dirigir é coisa séria. Se você está nervoso com sua prova de direção veicular, pode se preparar um pouquinho melhor com este artigo. Veja abaixo os erros mais comuns que candidatos cometeram em 2022.

Leia mais: Detran cria novo portal que permite emitir CNH online; veja como funciona

O Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran-RN) avaliou todas as faltas eliminatórias cometidas em 2022 e fez um balanço. Com os dados em mãos, separaram em categorias: A, B, C, D e E.

Foram 88.896 provas de direção veicular monitoradas, cuja taxa de aprovação foi de 79,66%.

Ou seja, 70.817 saíram do exame contentes e aguardando a confecção de suas CNH. À medida em que 18.079 deixaram o local de prova cabisbaixos, à espera de uma nova tentativa.

Erros mais comuns na prova de direção

De acordo com o Detran-RN, na Categoria A (para motocicletas), o erro mais comum na hora de tirar a CNH é colocar os pés no chão com o veículo em movimento. Cerca de 25,70% dos candidatos cometeram esta infração.

Logo depois está não manter o equilíbrio na prancha (25,45%), começar a prova sem o capacete devidamente ajustado – ou sem viseira/óculos de proteção (16,75%). Por fim, está descumprir o percurso (15,15%).

Na Categoria B (para carros, vans e picapes), falta eliminatória mais cometida foi avançar sobre o balizamento. A infração foi cometida por 46,77% dos candidatos e confirma a “má fama” de que esta é a parte mais difícil da prova de direção.

Em segundo lugar no ranking de erros mais comuns na prova de direção está avançar sobre o meio-fio, falta cometida por 31,25% dos candidatos. Em último lugar, está não obedecer à sinalização semafórica de parada obrigatória (12,76%).

Por fim, nas categorias C e D, o maior número de faltas eliminatórias está em avançar sobre o meio-fio, cometida por 57,31% dos candidatos. E, para a Categoria E (para ônibus articulados e treminhões), o maior erro é não colocar o veículo na área balizada, cometido por 61% das pessoas que fizeram a prova de direção.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário