scorecardresearch ghost pixel



Vício em celular afeta o cérebro igual a cocaína e o cigarro; como evitar?

Como saber se você está viciado em celular ou em redes sociais: aprenda o que pode ser feito para se livrar desse problema urgentemente.



Algumas pessoas podem sentir euforia e sentimentos comuns à dependência química apenas ao ouvir uma notificação nova no celular. O som e as informações de que algo novo chegou no celular pode afetar o cérebro de forma similar ao que algumas drogas fazem, como cigarro e cocaína, por exemplo. Isso quer dizer que os smartphones podem viciar as pessoas.

Veja também: 3 métodos INFALÍVEIS para achar um celular perdido que foi desligado

De acordo com pesquisas recentes sobre o assunto, o processo químico relacionado ao vício do celular está ligado à dopamina. Ela é estimulada por curtidas e comentários nas redes sociais, por exemplo. Esse neurotransmissor causa prazer e satisfação nas pessoas.

Checar o celular o tempo todo, mesmo que não haja nada de novo, pode provocar prejuízos a saúde das pessoas.

Celular vicia e pode afetar qualquer pessoa

De acordo com uma médica entrevistada pelo G1, quanto mais a pessoa entre em contato com os estímulos do celular, maior é a tendência de repetir os comportamentos. Ela começa a sentir falta do aparelho quando ele não está por perto. Foi o que explicou Julia Khoury, doutora em Medicina Molecular pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

O que acontece com o cérebro diante das notificações?

O mundo digital pode ser representado como uma fonte infinita de estímulos rápidos, que dão pequenas doses de alívio diante da realidade. Os usuários das redes sociais, por exemplo, estão em busca desses estímulos.

Sempre que você recebe uma mensagem ou curtida que seja satisfatória, a dopamina é liberada e percorre seu corpo, causando satisfação imediata. No entanto, ela também inibe a ação do córtex pré-frontal, responsável por controlar os impulsos. O processo é similar ao que ocorre com outros vícios, por exemplo.

Como reconhecer o vício?

Você já deve ter se deparado com um site ou feed que tenha rolagem infinita. Por mais que não haja nada de bom para se ver ali, você quer saber qual é o próximo conteúdo e, simplesmente, prefere ficar ali do que lavar a louça, tomar banho ou mesmo até comer.

Esse é um sinal clássico de perigos e de que o uso do celular pode estar afetando gravemente a sua saúde.

O que fazer para deixar o celular de lado?

Se você sente que o uso do celular deixou de ser saudável, é melhor fazer algo para melhorar a situação; como:

  1. Busque o equilíbrio emocional;
  2. Estabeleça limites entre trabalho e vida pessoal;
  3. Dê um tempo do celular e estabeleça alguns lugares onde o aparelho não será usado;
  4. Aproveite tudo o que puder fora do celular.

Foto: Aquarius Studio/Shutterstock




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário