Alguns sobrenomes são tão comuns no Brasil que é quase impossível nunca ter conhecido ou ouvido falar de alguém que os tenha. Separamos uma lista com 6 exemplos para mostrar os significados de cada um deles.
Veja também: Indecisão? 9 nomes para sua filha inspirados em grandes mulheres da história
Veja o que quer dizer cada um dos 6 sobrenomes mais populares de todos no território brasileiro. Aliás, um deles talvez seja o seu.
Sobrenomes comuns no Brasil: Duarte
Um dos sobrenomes mais comuns do Brasil é o Duarte. Embora não pareça, a origem da palavra vem do inglês e quer dizer “guardião rico” ou então algo como “aquele que guarda as riquezas”.
Por esse motivo, se tornou um dos sobrenomes mais bem quistos entre a realeza portuguesa durante a Idade Média. O 11º rei de Portugal, por exemplo, era o Dom Duarte.
Castro está na lista
Outro exemplo de sobrenome muito comum no Brasil é o Castro. Seu significado é “fortaleza” e sempre remete a um lugar. Por isso, era um nome muito comum para designar os habitantes de um castelo ou mesmo de uma fortaleza.
Sobrenomes comuns no Brasil: Batista
A origem da palavra é grega e é quer dizer “submergir” ou “mergulhas”. Contudo, quando pensamos na cultura cristã o significado muda e está ligado ao batismo, ou seja, “aquele que batiza”.
Na própria bíblia, o personagem João Batista é aquele que faz o batismo de Jesus.
Rodrigues e seu significado
O último rei visigodo da Península Ibérica se chamava Roderich, que se tornou Rodrigo na língua portuguesa. Seu significado é “rico em glória” e o sobrenome Rodrigues quer dizer “o filho de Rodrigo”.
Gonçalves está na lista
O significado de Gonçalves quer dizer “filho de Gonçalo” e tem origem em um nome germânico: Gunther. Por sua vez, o sobrenome original quer dizer “combate”.
O mais popular de todos: Silva
Por fim, um dos sobrenomes mais populares de todos no Brasil é Silva. São mais de 5 milhões de pessoas registradas com essa palavra e ele vem do latim, significa flores, bosque ou selva.