scorecardresearch ghost pixel



Indecisão? 9 nomes para sua filha inspirados em grandes mulheres da história

Se você está no processo da escolha de um nome para a sua filha, pode aproveitar a força de grandes mulheres, na intenção de encontrar algo especial. Veja nossa lista imperdível.



Nomes de personagens femininas importantes podem ser uma ótima fonte de inspiração para pais que buscam nomes únicos e significativos. Nesse caso, também honra mulheres notáveis que fizeram grandes contribuições em áreas como a ciência, literatura, política e história. Essa etapa que antecede a criação dos filhos exige grande responsabilidade, mas também muito afeto e amor. 

Veja também: Vai ter um filho em breve? 29 nomes de origem judaica que são lindos

Nomes femininos podem demonstrar força, coragem e transformação 

Marie, Ada, Jane e Amélia, por exemplo, homenageiam mulheres que ajudaram a mudar o mundo em diversas frentes. Ao escolher um nome inspirado em uma figura feminina importante, os responsáveis não estão apenas homenageando essa pessoa, mas também podem estar inspirando sua filha a seguir seus passos e lutar por seus próprios sonhos e realizações.

Estes nomes diferentes são inspirados em grandes mulheres 

-Anita: Este nome de origem hebraica significa “graciosa” e é associado com a brasileira Anita Garibaldi, uma importante figura na história da Itália do século XIX, quando liderou movimentos defendendo a independência do país. 

-Cleo: pequeno e elegante, tem origem grega e significa “glória”. É associado com a lendária rainha egípcia Cleópatra, que governou o Egito no século I a.C. Portanto, também remete ao poder e à sabedoria. 

-Dandara: tem origem africana e significa “rainha dos rios”. É associado com a guerreira e líder quilombola Dandara dos Palmares, que lutou contra a escravidão no Brasil colonial. O nome expressa força e originalidade. 

-Diana: cheio de misticismo e magia, ‘’Diana’’ significa “divina” e é associado com a deusa romana da caça e da lua. Fez muito sucesso porque é o nome da princesa Diana, uma importante figura pública britânica do século XX.

-Tarsila: este nome de origem grega e está ligado à coragem, reconhecido a partir da  artista brasileira Tarsila do Amaral, uma das principais figuras do modernismo brasileiro. Seus quadros retratam diferentes períodos do Brasil. 

-Serena: de origem latina, significa “pacífica” e é associado à tenista americana Serena Williams, uma das maiores atletas da história. A própria sonoridade da palavra transmite tranquilidade e sabedoria. 

-Rosa: outro nome de origem latina é ‘’Rosa’’, como se chamava a ativista americana Rosa Parks, uma importante figura do movimento pelos direitos civis da população negra nos Estados Unidos.

-Nise: Nise não poderia representar nada mais que “vitória”, conforme a carreira médica brasileira Nise da Silveira, conhecida por seu trabalho pioneiro em psiquiatria e arteterapia, na luta antimanicomial. 

-Valentina: Valentina é um nome muito popular na Rússia, que significa “valente” e ficou conhecido por causa da cosmonauta russa Valentina Tereshkova, a primeira mulher a viajar para o espaço.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário