Muitas pessoas se sentem cansadas por conta da rotina, principalmente quem precisa lidar com a maioria das tarefas sem ajuda. Dessa forma, administrar bem o tempo pode ser fundamental, mas assumir alguns compromissos é a melhor forma de adiantar a maior parte do serviço. Lembre-se que o ambiente pode determinar sua disposição, afinal, você consegue se sentir motivado ao ver um espaço que não aparenta estar limpo e extremamente desorganizado?
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O que você deve fazer para ter uma casa mais organizada
1. Arrumar a cama antes de iniciar as demais atividades
Antes de dormir, certifique-se de que tudo está disposto nos lugares corretos, agilizando as primeiras tarefas. Ao acordar, arrume o lençol e guarde a roupa de cama mais pesada, lembrando de não deixar roupas e objetos jogados pelos cantos. Assim que despertar, tente não pegar o celular para ver as redes sociais e crie o costume de organizar o que for necessário, aumentando sua motivação.
2. Lavar a louça assim que terminar as refeições
Ficar postergando decisões simples, como lavar uma louça, é extremamente prejudicial. No final do dia, o resultado de procrastinar não costuma ser agradável, porque ninguém gosta de uma pilha de pratos e panelas precisando de sabão. Pense no quão higiênico e satisfatório é uma pia limpa, dispondo-se a higienizar os utensílios o mais rápido possível, sem estresse.
3. Utilizar móveis funcionais e caixas organizadoras
Se você joga tudo na gaveta e depois fica com dificuldade de achar certos itens, precisa urgentemente adquirir caixas organizadoras. Caso tenha condição, também invista em móveis que facilitem a organização do ambiente e sejam funcionais. Coloque etiquetas e identifique de forma inteligente todos os seus pertences, doando ou descartando aquilo que não tem mais serventia.
4. Procurar mecanismos para evitar a procrastinação
Por último, evitar a procrastinação é a ideia mais importante, porque as transformações começam pela mentalidade. Coloque um quadro na parede com os seus principais horários e use agendas ou aplicativos que criam alertas de compromissos. Estabeleça prioridades a partir de um organograma e diariamente faça um checklist de tudo que precisa ser realizado.