Se você convive com adolescentes, provavelmente já percebeu como o TikTok virou um verdadeiro vício para eles. Pensando em melhorar essa questão, a rede da dancinha anunciou nesta quarta (1º) novas ferramentas que irão limitar o tempo de uso do aplicativo para adolescentes. Assim, as contas de usuários menores de 18 anos contarão com um limite diário de 60 minutos de uso, já a partir das próximas semanas.
Leia mais: Adeus, dancinhas! TikTok pode ser banido por suspeita de espionagem
Após atingir o limite, será preciso que o usuário digite uma senha para continuar usando o aplicativo. No entanto, será possível desativar essa restrição de tempo estabelecida, medida não orientada pela própria plataforma.
De acordo com o TikTok, a recomendação é de que os pais e responsáveis pelos adolescentes mantenham o recurso ativo, não permitindo que os adolescentes passem mais de 100 minutos por dia no aplicativo. Desse modo, o limite de 60 minutos foi estabelecido após consultas com os especialistas do Laboratório Digital Wellness do Hospital Infantil de Boston.
Relatórios informarão os pais sobre uso do app
Além do limite estabelecido, o TikTok também irá enviar relatórios semanais para a caixa de entrada do usuário e para os pais, mostrando um resumo semanal do seu tempo gasto no aplicativo. Com isso, o objetivo é fornecer informações para que eles criem consciência sobre seu tempo de tela.
Com o sistema de sincronização familiar, os responsáveis pelos adolescentes poderão personalizar o limite diário de uso do aplicativo, podendo inclusive escolher limites diferentes de acordo com os dias da semana.
Ademais, a plataforma também criou uma nova configuração que permite que os pais definam um cronograma para silenciar as notificações recebidas pelos adolescentes. Ou seja, os usuários que possuem entre 13 e 15 anos não irão ser notificados a partir das 21h, enquanto os que tem entre 16 e 17 anos terão as notificações desativadas a partir das 22h.
Para uma medida futura, o TikTok deseja liberar o controle de conteúdo por meio de palavras ou hashtags que os pais não queiram que seus filhos assistam.
Medida será somente para adolescentes?
O vício em TikTok não atinge somente adolescentes, sendo extremamente comum também na vida de jovens e adultos. Assim, não serão somente os menores de 18 anos que poderão receber alertas com o limite de tempo. Segundo o TikTok, o intuito é de liberar o recurso para todos os usuários.
Desse modo, será possível personalizar a quantidade de tempo permitida de acordo com o dia da semana. Além disso, será permitido fazer um cronograma para silenciar as notificações, assim como os pais dos adolescentes.
Por fim, o TikTok está lançando um lembrete de sono para auxiliar pessoas que desejam ficar offline à noite. Com ele, o usuário poderá definir uma hora e, quando essa hora chegar, o aplicativo irá enviar uma notificação lembrando que está na hora de deixar o celular e ir dormir.