scorecardresearch ghost pixel



Alerta! Google aponta falhas graves de segurança em aparelhos Samsung

A gigante de tecnologia faz recomendação a usuários para evitar vazamento de dados; Saiba como se proteger.



O Project Zero, unidade de pesquisa de segurança do Google, emitiu um alerta para todos os usuários de smartphones da Samsung. Isso porque, identificou-se vulnerabilidades de execução remota de códigos identificados em chipsets Exynos da Samsung Google (Pixel) e Vivo. Entre os riscos de segurança estão as capacidades de desativar chamadas Wi-Fi e Voice-over-LTE (VoLTE).

Leia mais: Como saber se o WhatsApp está atualizado: sua segurança está em risco

Falhas

Tim Willis, chefe do Project Zero do Google, apontou que os pesquisadores de segurança da empresa identificaram pelo menos 18 falhas de segurança entre o final do ano passado e início de 2023.

Os estudos apontam que, por exemplo, quatro das dezoito vulnerabilidades permitem que os ladrões digitais comprometam o telefone de forma remota. Para isso, eles precisam apenas do número de telefone da vítima.

Em comunicado, o Project Zero explico que acredita que “invasores qualificados seriam capazes de criar rapidamente uma exploração operacional para comprometer os dispositivos afetados de forma silenciosa e remota”, reforçou.

Outros problemas

As outras 14 falhas detectadas não são tão graves quanto as anteriores, uma vez que exigem uma operadora de rede móvel maliciosa para que então o invasor consiga acessar o dispositivo.

Por fim, o Google ainda listou os dispositivos com chipsets afetados por essas vulnerabilidades:

  • Celulares da Samsung, incluindo os das séries S22, M33, M13, M12, A71, A53, A33, A21s, A13, A12 e A04;
  • Dispositivos móveis da Vivo, incluindo os das séries S16, S15, S6, X70, X60 e X30;
  • As séries Pixel 6 e Pixel 7 do Google;
  • Veículos que usam o chipset Exynos Auto T5123.

Como se proteger

Até que as empresas consigam lançar patches para corrigir essas falhas, a recomendação do Google é desativar as chamadas Wi-Fi e Voice-over nas configurações do próprio aparelho. Por fim, apesar da polêmica, a Samsung ainda não se posicionou sobre o caso.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário