scorecardresearch ghost pixel



Alívio no bolso: GNV pode gerar até 50% de economia ao motorista

Momento é promissor para adoção do GNV, que pode gerar até 50% de economia em veículos leves e de até 40% em veículos a diesel.



Com a redução de 14,25% na tarifa do gás natural veicular (GNV) para postos de combustíveis paulistas, o uso do GNV ficou ainda mais vantajoso para os motoristas no estado. Essa redução, aliada à alíquota de PIS/Cofins mantendo-se zerada, o uso de GNV pode gerar até 50% de economia em veículos leves, se comparado ao uso da gasolina e do etanol.

Leia também: Petrobras reduz tarifas de gás natural a partir deste mês: como fica o gás de cozinha?

Os cálculos são da Comgás, maior distribuidora de gás natural encanado do Brasil, que atualizou suas tarifas na semana e aponta as vantagens de se instalar o kit GNV.

Segundo a empresa, além de ser mais econômico, o combustível é menos poluente que outros combustíveis fósseis e a manutenção do kit é bem simples.

No caso de empresas, a economia pode ser ainda maior quando aplicada em projetos customizados. Se uma empresa de logística consegue viabilizar a instalação de um posto próprio de abastecimento dentro de sua sede, a economia pode ficar entre 30% a 40% na comparação com o diesel vendido em postos convencionais.

Outra vantagem que se destaca no caso de frotas pesadas está relacionada ao meio ambiente. Além da redução de 20% a 25% na emissão dos gases do efeito estufa, a geração de poluentes locais e material particulado pode chegar a uma redução significativa acima de 90%.

Entenda como GNV pode gerar até 50% de economia em veículos leves

Em veículos de passeio, um ponto importante que deve ser levado em consideração na hora de falar da economia possível é a eficiência e o rendimento do GNV, que rende o dobro do etanol.

Se um automóvel que utiliza GNV consegue rodar em média 14 quilômetros por metro cúbico, na comparação com etanol ele percorre, em média, 7 km/l, enquanto com gasolina são 10 km/l. Já em caminhões, a economia média pode chegar a 15%, segundo a Comgás.

Já para avaliar o custo nas frotas de veículos pesados, leva-se em conta que a quilometragem média de um caminhão movido a diesel gira em torno de 10 mil km por mês. “Considerando o rendimento do GNV e do diesel e os preços médios desses produtos nos postos pela ANP, a economia média do GNV chega a quase 15% por quilômetro rodado frente ao diesel”, pontua Guilherme Santana Freitas, que chefia a área de GNV na empresa.

O especialista também destaca que “a crescente necessidade de soluções que reduzam o impacto ambiental, além do rendimento, a economia, a fácil instalação e manutenção e a alta disponibilidade com mais de 230 postos abastecidos pela Comgás fazem do GNV uma excelente escolha para os gestores de frota, sejam elas próprias ou locadas, leves ou pesadas”.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário