scorecardresearch ghost pixel



Anvisa suspende lote de medicamento falsificado; saiba qual!

Saiba qual é o lote e como identificar a versão ilegal do medicamento.



O medicamento Lemtrada (alentuzumabe), utilizado para infusões intravenosas no tratamento de esclerose múltipla foi proibido de ser comercializado nesta quinta-feira, 30. Isso porque, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) detectou lotes falsificados da medicação.

Leia mais: Consumir ou descartar? Saiba o que fazer após a proibição da Anvisa aos produtos da Fugini

Falsificação

O lote afetado foi o 7Bk1221, que tem data de fabricação em 11/2021 e validade até 10/2024. A Sanofi Medley, farmacêutica que possui o registro da medicação, informou que o lote não é de sua cadeia de produção e, portanto, não tem reconhecimento como um medicamento da empresa.

Outro fator de destaque é que a embalagem do referido lote não está em português. Por fim, a Anvisa determina que, caso haja unidades que pareçam falsas, que os serviços de saúde não utilizem o medicamento. Para estes casos, o acionamento com o órgão regulador deve ser imediato.

Por fim, a Anvisa também disponibiliza contatos do Serviço de Atendimento ao Consumidor da Sanofi para esclarecimento de dúvidas sobre a procedência do produto pelo telefone 0800 7030014 ou pelo e-mail sac.brasil@sanofi.com.

Esclerose Múltipla

A Esclerose Múltipla é uma doença neurológica desmielinizante autoimune crônica. Na prática, ela resulta de  mecanismos inflamatórios e degenerativos que comprometem a bainha de mielina que revestes os neurônios no sistema nervoso central. Geralmente a doença atinge pessoas entre 20 e 40 anos, principalmente mulheres.

As causas da esclerose múltipla estão ligadas à predisposição genética e combinação de fatores ambientais, que funcionam como gatilhos. Dentre os principais sintomas estão: fraqueza ou cansaço, formigamentos, dor ou queimação na fase, visão turva ou dupla, perda de força muscular, assim como depressão, ansiedade, retenção ou perda de urina e problemas de memória.

O diagnóstico da esclerose múltipla pode ser desafiador, pois os sintomas podem ser confundidos com outras doenças. O tratamento é focado em reduzir a inflamação e prevenir a progressão da doença, geralmente com o uso de medicamentos imunomoduladores e terapias de suporte.

Além disso, a prática de atividades físicas e uma dieta equilibrada podem contribuir para o bem-estar dos pacientes.

*Imagem: Shutterstock




Voltar ao topo

Deixe um comentário