Orquídeas são as flores mais sofisticadas para presentear e são incríveis para quem curte jardinar. Orquídeas têm flores de tudo que é jeito, tamanho e cor! Mas elas são ainda mais fascinantes por outras coisas que a maioria das pessoas não sabe. Se você curte saber mais sobre orquídeas, confira estas curiosidades.
Veja também: Leva tempo, mas estas 8 flores mostram toda sua beleza no final do verão
1. Elas são a maior família de plantas com flores
As orquídeas são demais! Tem mais de 25 mil espécies diferentes, e se você incluir os híbridos e cultivares criados por humanos, esse número pode chegar a 100 mil. E o mais inusitado é que as orquídeas representam cerca de 10% de todas as plantas com flores no mundo.
2. As orquídeas têm usos medicinais
Além de serem lindas e servirem como enfeites, as orquídeas também são usadas como remédios em algumas partes da Ásia, Europa e África. Os chineses usam as orquídeas, principalmente do tipo Dendrobium, há muitos anos em tratamentos naturais para fortalecer a imunidade e prevenir várias doenças, como câncer, pressão alta e AVC, além de outros usos.
3. A origem da baunilha são as orquídeas
Sabia que quando você tá tomando um sorvete de creme, tá comendo semente de orquídea? Pois é, a baunilha vem das vagens de sementes das orquídeas do gênero Vanilla.
4. Essa flor não existe na Antártica
Elas crescem principalmente nos trópicos, mas tem em tudo quanto é lugar do mundo, menos na Antártica que é muito gelada. A Colômbia é o lugar com mais tipos de orquídeas, existem 4.270 espécies diferentes lá! Na América do Norte, há mais de 200 espécies, e até no Alasca, que é bem mais gelado, tem 33 espécies nativas.
5. As orquídeas já foram caçadas
Antigamente, na época da Rainha Vitória, a caça às orquídeas era um negócio muito competitivo. Os caras ficavam loucos atrás dessas flores e até contratavam caçadores pra pegá-las e botar nas suas coleções pessoais. Eles iam em lugares perigosos e alguns até morreram nessa caçada louca. As orquídeas mais raras e bonitas valiam uma grana preta.
Hoje em dia, elas são protegidas por um tratado internacional que proíbe a venda de orquídeas que foram retiradas da natureza.